Montanha de lixo e entulho só aumenta na rotatória da ‘Reta”

Montanha de lixo e entulho só aumenta na rotatória da ‘Reta”

Webmaster 02/09/2017 - 14:14
Vice-prefeito fica indignado com o descarte inadequado de todo tipo de lixo na rotatória que dá acesso à Vicinal José Perna Sobrinho


Não é de hoje que a questão do lixo depositado em lugares impróprios juntamente com entulhos de construção e materiais inservíveis tem se tornado um problema crônico. E não adianta a Prefeitura recolher e limpar, pois pessoas sem consciência da sociedade continuam a praticar o mesmo crime de sempre: jogar lixo em todo e qualquer lugar. A rotatória da ‘Reta’, entroncamento da Avenida Antonio Fregonesi com a Vicinal José Perna Sobrinho é um dos pontos críticos da cidade.

Esta semana, o sr. vice-prefeito, Luiz Carlos Vianna, passando pelo local ficou perplexo com a montanha de lixo misturado com restos de materiais de construção e outros materiais, na referida rotatória, o que acaba até atrapalhando a visibilidade dos motoristas que adentram e saem da vicinal, passando pela rotatória.

Ele solicitou aos setores competentes da administração pública que tomem providências no sentido de limpar mais uma vez [pois esta não é primeira vez que acumula montanha de lixo no local] e para se fazer um projeto de revitalização da rotatória de forma que coíba o descarte de lixo e demais materiais, embora fica fixo no local caçambas para o depósito do lixo dos moradores de chácaras daquela região.

A questão é que quem joga lixo desenfreadamente no local é o mesmo de sempre, pois as caçambas estavam vazias e o lixo todo amontoado no chão. No ano passado o setor de Obras se mobilizou para a retirada da montanha de entulhos misturada com restos de construção , roupas e móveis velhos e alertou a população para que ajudasse a conservar o local em ordem, mas nada adiantou.

Em conversa com moradores das proximidades, no ano passado o entulho estava sendo depositado no local por caminhões particulares, resta saber quem é que faz esse tipo de coisa. Para quem constrói ou reforma há a obrigação de dar destino aos resíduos dos materiais, através da contratação de empresa de caçambas, que têm autorização da CETESB para desovar os materiais em área licenciada, o que a Prefeitura no momento está vetada de fazer.

O Direção de Gabinete do prefeito Becão se reunirá com o setor de Obras e Agricultura para viabilizar melhorias na rotatória e intensificar a fiscalização sobre o descarte indiscriminado de todo tipo de lixo e resíduo conforme o previsto na Lei Municipal 4.034, de 07 de julho de 2016, que dispõe sobre as normas que regulamentam as medidas de polícia administrativa, a cargo do Município em diversas matérias, mais precisamente no que tange ao tópico “Da Higiene das Vias e Logradouros Públicos”.

Jogar lixo e entulho é passível de penalidades
Para que fique claro a todos os munícipes, os incisos 1º, 2º, 3º e 4º do artigo 6º da referida Lei Municipal, diz que os moradores, comerciantes e industriais são responsáveis pela limpeza de suas calçadas, bem como é proibido varrer lixo, detritos sólidos de qualquer natureza, para os coletores ou ‘bocas de lobo’ dos logradouros públicos, ações que estão sujeitas a penalidades.

O artigo também trata do descarte de lixo e detritos sobre o leito dos logradouros públicos, como o que vem sendo praticado em todos os cantos da cidade. A fiscalização e execução das penalidades cabem à Secretaria Municipal de Obras, que também atende denúncias sobre estes crimes.
Logo do Facebook Deixe seu comentário