Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Montanha de lixo e entulho só aumenta na rotatória da ‘Reta”

02/09/2017

Vice-prefeito fica indignado com o descarte inadequado de todo tipo de lixo na rotatória que dá acesso à Vicinal José Perna Sobrinho


Não é de hoje que a questão do lixo depositado em lugares impróprios juntamente com entulhos de construção e materiais inservíveis tem se tornado um problema crônico. E não adianta a Prefeitura recolher e limpar, pois pessoas sem consciência da sociedade continuam a praticar o mesmo crime de sempre: jogar lixo em todo e qualquer lugar. A rotatória da ‘Reta’, entroncamento da Avenida Antonio Fregonesi com a Vicinal José Perna Sobrinho é um dos pontos críticos da cidade.

Esta semana, o sr. vice-prefeito, Luiz Carlos Vianna, passando pelo local ficou perplexo com a montanha de lixo misturado com restos de materiais de construção e outros materiais, na referida rotatória, o que acaba até atrapalhando a visibilidade dos motoristas que adentram e saem da vicinal, passando pela rotatória.

Ele solicitou aos setores competentes da administração pública que tomem providências no sentido de limpar mais uma vez [pois esta não é primeira vez que acumula montanha de lixo no local] e para se fazer um projeto de revitalização da rotatória de forma que coíba o descarte de lixo e demais materiais, embora fica fixo no local caçambas para o depósito do lixo dos moradores de chácaras daquela região.

A questão é que quem joga lixo desenfreadamente no local é o mesmo de sempre, pois as caçambas estavam vazias e o lixo todo amontoado no chão. No ano passado o setor de Obras se mobilizou para a retirada da montanha de entulhos misturada com restos de construção , roupas e móveis velhos e alertou a população para que ajudasse a conservar o local em ordem, mas nada adiantou.

Em conversa com moradores das proximidades, no ano passado o entulho estava sendo depositado no local por caminhões particulares, resta saber quem é que faz esse tipo de coisa. Para quem constrói ou reforma há a obrigação de dar destino aos resíduos dos materiais, através da contratação de empresa de caçambas, que têm autorização da CETESB para desovar os materiais em área licenciada, o que a Prefeitura no momento está vetada de fazer.

O Direção de Gabinete do prefeito Becão se reunirá com o setor de Obras e Agricultura para viabilizar melhorias na rotatória e intensificar a fiscalização sobre o descarte indiscriminado de todo tipo de lixo e resíduo conforme o previsto na Lei Municipal 4.034, de 07 de julho de 2016, que dispõe sobre as normas que regulamentam as medidas de polícia administrativa, a cargo do Município em diversas matérias, mais precisamente no que tange ao tópico “Da Higiene das Vias e Logradouros Públicos”.

Jogar lixo e entulho é passível de penalidades
Para que fique claro a todos os munícipes, os incisos 1º, 2º, 3º e 4º do artigo 6º da referida Lei Municipal, diz que os moradores, comerciantes e industriais são responsáveis pela limpeza de suas calçadas, bem como é proibido varrer lixo, detritos sólidos de qualquer natureza, para os coletores ou ‘bocas de lobo’ dos logradouros públicos, ações que estão sujeitas a penalidades.

O artigo também trata do descarte de lixo e detritos sobre o leito dos logradouros públicos, como o que vem sendo praticado em todos os cantos da cidade. A fiscalização e execução das penalidades cabem à Secretaria Municipal de Obras, que também atende denúncias sobre estes crimes.




Voltar


Montanha de lixo e entulho só aumenta na rotatória da ‘Reta”


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados