Após assembleia, professores decidem manter a greve

Após assembleia, professores decidem manter a greve

Webmaster 01/04/2010 - 14:47
A Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual paulista de ensino, decidiu pela continuidade da greve da categoria em nova assembleia realizada ontem (31), na Avenida Paulista em São Paulo. Os manifestantes seguiram para a Praça da República, sede da Secretaria da Educação, para prosseguir a reunião e definiram que a próxima assembleia acontecerá dia 8 de abril. Até lá a greve continua.

O movimento dos professores da rede estadual de São Paulo foi aprovado em assembleia no dia 5 de março. A categoria reivindica reajuste salarial imediato de 34,3%, incorporação de todas as gratificações, plano de carreiras e concurso público. Segundo o boletim do sindicato, a falta de diálogo é o motivo da manutenção da paralisação.

Antes da assembleia, os professores participaram de manifestação que prejudicou o trânsito da cidade. Chamada de "bota-fora do Serra", a assembléia teve a participação de outras categorias de servidores e ocorreu no último dia de José Serra (PSDB) no governo paulista, que sairá para disputar a eleição presidencial.

O sindicato afirma que a paralisação atinge a maior parte da categoria, mas a Secretaria da Educação diz que a adesão é baixa entre os cerca de 220 mil professores. “Agora vamos preparar um calendário para negociar com o novo governador. Neste um mês de greve ainda não tivemos qualquer proposta do governo”, diz Ronaldo Mota, dirigente da Apeoesp São Carlos.

A Secretaria afirma que a greve é "política e inimiga da educação". Sobre o reajuste, já disse que não há condição econômica para sustentar o aumento, que custaria R$ 3,5 bilhões e desorganizaria as finanças do governo do Estado. A Secretaria afirma que os professores que aderirem à greve terão desconto no salário. “A greve não é apenas uma questão salarial, queremos melhor qualidade na educação no estado e isso não aconteceu com os últimos governos”, afirma Mota.

Fonte: Bill Moreira/Jornal A Folha

Logo do Facebook Deixe seu comentário