Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Prefeitura dá o pontapé inicial para implantação do Prontuário Eletrônico

16/09/2017

Esse é um grande marco para o setor da Saúde pública. Todos os dados dos pacientes do SUS estarão acessíveis em todas as unidades básicas, incluindo Pronto Socorro


No último dia 6 de setembro, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos gestores do setor e à equipe de governo do prefeito Becão Reschini e seu vice Luiz Carlos Vianna o início da implantação do sistema de Prontuário Eletrônico, pela empresa RKM Sistemas Web de Gestão Pública, vencedora da licitação pública. A meta é que em janeiro de 2018 o sistema esteja 100% pronto.

A apresentação oficial aconteceu em ato solene no Plenário da Câmara Municipal com a casa cheia e mesa formada pelo secretário da Saúde, Wander Bonelli, prefeito Becão, vice Luiz Carlos, representante da empresa Rodrigo Pereira da Silva e presidente da Casa, vereador Luisinho Panone. Todos acompanharam o hino nacional e o hino da cidade, seguida da apresentação clássica do músico Flávio Tallarico e seu violino.

A RKM é uma empresa especializada na informatização de sistemas com foco no setor público e está no mercado há 30 anos, sendo responsável pela implantação de sistemas em muitas prefeituras da região.

O ConectaSUS é um sistema via web que oferece um controle dos processos de trabalho realizados na rede municipal de saúde, desde os prontuários dos pacientes, o atendimento na atenção básica, os medicamentos da farmácia, até o controle de exames e de faturamento. Essa automatização e organização de dados possibilita gerenciar de maneira eficaz e integrada as informações eletrônicas do cidadão.

Em síntese, quando todo o sistema estiver pronto e operando, as unidades de saúde, incluindo o Pronto socorro, terão as informações de todos os pacientes integradas de forma a promover redução de custos operacionais e dos serviços críticos como farmácia, exames e transporte sanitário, e com certeza o atendimento será mais dinâmico.

Bonelli disse que essa automação do setor da Saúde é um grande marco para Descalvado e como funcionário de carreira, vê um sonho que está sendo construído através da informatização, para um serviço tão vital e necessário. “Sinto-me extremamente feliz por estar dando início a este importante projeto”. O secretário ainda explicou que é mais uma importante ferramenta de economia dos recursos financeiros públicos e concluiu que “não dá para brincar de fazer”.

O representante da RKM explicou aos presentes que são várias as etapas de implantação até o funcionamento de fato do sistema e, após essa fase a etapa será a de manter a qualidade da informação no sistema. Todo usuário do sistema SUS terá um novo cartão, tipo cartão magnético, cujo modelo foi passado para o público presente visualizar durante a apresentação.

O prefeito Becão e seu vice lembraram que a implantação do Prontuário Eletrônico foi uma bandeira empunhada por eles durante o processo eleitoral de 2016, e que em pouco tempo estão vendo sua realização para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento, da rede de atenção básica da Saúde. “... Não vamos ficar olhando no retrovisor, esse é o nosso lema e estamos encarando todos os desafios”, concluiu Vianna, em seu discurso de agradecimento a toda equipe de governo e da Saúde.

Avanços
Além das constantes reuniões com os gestores da Saúde, funcionários e população usuária do SUS, a Saúde tem buscado auxílio junto ao Conselho Municipal de Saúde discutindo as melhorias no atendimento.

Os servidores da pasta têm se dedicado muito e no momento se preparam para uma capacitação, para poderem operar a agenda eletrônica do novo sistema, pois os computadores que serão utilizados nas unidades de Saúde ainda estão sendo licitados, juntamente com uma impressora adequada.

Tudo confrontará com a implantação do Projeto Cidade Digital que está em fase bastante avançada, o qual estará liberando o uso da internet através da fibra ótica, trazendo grande economia à administração pública e mais velocidade na navegação.

Outra grande conquista da Saúde em apenas 8 meses de gestão é a chegada de quatro novos veículos e mais dois utilitários que estão em fase de aquisição. Os veículos 0 km, incluindo a caminhonete Kia Bongo do Departamento de Trânsito ficaram estacionados na porta do Legislativo durante a tarde do dia 06.




Voltar


Prefeitura dá o pontapé inicial para implantação do Prontuário Eletrônico


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados