Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

População está sendo orientada sobre o consumo consciente da água até mesmo nas igrejas

23/09/2017

Em poucas semanas o consumo de água em períodos quentes já aumentou em 75%. Alerta vermelho para possível racionamento


Dando continuidade ao trabalho de conscientização para o consumo consciente da água e redução do desperdício, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino vem trabalhando com a prevenção, para se evitar possível racionamento de água em Descalvado. Ele tem ministrado palestras em escolas, empresas e igrejas para alertar a população, pois o consumo nas últimas semanas aumentou em 75%.

Já completa 125 dias sem chuvas significativas no município e a alta das temperaturas nos últimos 15 dias incidiu no aumento significativo do consumo da água, principalmente nos bairros mais populosos.

Na semana passada o secretário providenciara um carro de som para os bairros, em horários que as pessoas já estivessem em casa, das 17 às 20h, alertando para o uso consciente da água, para que as pessoas evitem lavar calçadas, quintais, veículos e vazamentos. Descalvado é um dos poucos municípios que não tem programa de racionamento d’água, mas se o consumo continuar a aumentar desta forma, fechar a torneira poderá ser preciso.

Marcolino foi convidado pelo padre Élcio para falar durante a missa na Igreja Matriz, sobre a época da estiagem e o consumo de água, no último dia 17. No dia 20, quarta-feira, ele esteve na Igreja Assembleia de Deus, a convite do pastor Marcelo. Na quinta-feira, 21, a orientação foi levada aos funcionários do Canil Municipal.

Neste domingo, 24, a palestra será para os fiéis da Igreja Batista, às 20h. O convite foi feito pelo pastor Lúcio e, desde já o secretário agradece a preocupação dos líderes religiosos da cidade e de demais autoridades pelo convite e pelo apoio nesta luta contra o desperdício de água.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está de portas abertas para atender a população, as empresas e qualquer entidade que queira esclarecer dúvidas e ou orientações. Sua sede fica na Rua Cel. Rafael Tobias, 1400 – Jardim Belém.

Queimadas vão destruir o planeta
Além do uso consciente da água, as pessoas precisam urgentemente ter consciência do mal que as queimadas causam tanto para a saúde de todos, quanto para o próprio Meio Ambiente.

É por causa das constantes queimadas em todo o mundo que o sistema climático do planeta vem sofrendo alterações. Quanto mais ausência de vegetação menos oxigênio e menos formação de nuvens de chuvas.

Estudos já apontam que a cada ano que passa a incidência de chuva diminui, principalmente sobre as regiões habitadas e com a falta de chuva o clima também tem sofrido gradual aumento nas temperaturas. Vai chegar um momento que a vida vai ser quase impossível neste planeta e quem vai sofrer serão as gerações futuras.

Só em Descalvado, nos últimos 15 dias foram 21 chamadas para o combate a focos de incêndios. Em muitos lugares houve total devastação de árvores e matas ciliares e em outros muito próximo à área urbana, que trouxe grandes problemas respiratórios para crianças e idosos.

Atear fogo, principalmente para se promover a limpeza é crime. Telefones úteis da SEMARH: 0800-119311; [19] 3583.2552 ou 3583.6807.

Para relatar ocorrência de focos de incêndio ligue 193 [Corpo de Bombeiros] e para denunciar queimadas ilegais ou balões ligue 190 [Polícia Militar].





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados