População está sendo orientada sobre o consumo consciente da água até mesmo nas igrejas

População está sendo orientada sobre o consumo consciente da água até mesmo nas igrejas

Webmaster 23/09/2017 - 00:05
Em poucas semanas o consumo de água em períodos quentes já aumentou em 75%. Alerta vermelho para possível racionamento


Dando continuidade ao trabalho de conscientização para o consumo consciente da água e redução do desperdício, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino vem trabalhando com a prevenção, para se evitar possível racionamento de água em Descalvado. Ele tem ministrado palestras em escolas, empresas e igrejas para alertar a população, pois o consumo nas últimas semanas aumentou em 75%.

Já completa 125 dias sem chuvas significativas no município e a alta das temperaturas nos últimos 15 dias incidiu no aumento significativo do consumo da água, principalmente nos bairros mais populosos.

Na semana passada o secretário providenciara um carro de som para os bairros, em horários que as pessoas já estivessem em casa, das 17 às 20h, alertando para o uso consciente da água, para que as pessoas evitem lavar calçadas, quintais, veículos e vazamentos. Descalvado é um dos poucos municípios que não tem programa de racionamento d’água, mas se o consumo continuar a aumentar desta forma, fechar a torneira poderá ser preciso.

Marcolino foi convidado pelo padre Élcio para falar durante a missa na Igreja Matriz, sobre a época da estiagem e o consumo de água, no último dia 17. No dia 20, quarta-feira, ele esteve na Igreja Assembleia de Deus, a convite do pastor Marcelo. Na quinta-feira, 21, a orientação foi levada aos funcionários do Canil Municipal.

Neste domingo, 24, a palestra será para os fiéis da Igreja Batista, às 20h. O convite foi feito pelo pastor Lúcio e, desde já o secretário agradece a preocupação dos líderes religiosos da cidade e de demais autoridades pelo convite e pelo apoio nesta luta contra o desperdício de água.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está de portas abertas para atender a população, as empresas e qualquer entidade que queira esclarecer dúvidas e ou orientações. Sua sede fica na Rua Cel. Rafael Tobias, 1400 – Jardim Belém.

Queimadas vão destruir o planeta
Além do uso consciente da água, as pessoas precisam urgentemente ter consciência do mal que as queimadas causam tanto para a saúde de todos, quanto para o próprio Meio Ambiente.

É por causa das constantes queimadas em todo o mundo que o sistema climático do planeta vem sofrendo alterações. Quanto mais ausência de vegetação menos oxigênio e menos formação de nuvens de chuvas.

Estudos já apontam que a cada ano que passa a incidência de chuva diminui, principalmente sobre as regiões habitadas e com a falta de chuva o clima também tem sofrido gradual aumento nas temperaturas. Vai chegar um momento que a vida vai ser quase impossível neste planeta e quem vai sofrer serão as gerações futuras.

Só em Descalvado, nos últimos 15 dias foram 21 chamadas para o combate a focos de incêndios. Em muitos lugares houve total devastação de árvores e matas ciliares e em outros muito próximo à área urbana, que trouxe grandes problemas respiratórios para crianças e idosos.

Atear fogo, principalmente para se promover a limpeza é crime. Telefones úteis da SEMARH: 0800-119311; [19] 3583.2552 ou 3583.6807.

Para relatar ocorrência de focos de incêndio ligue 193 [Corpo de Bombeiros] e para denunciar queimadas ilegais ou balões ligue 190 [Polícia Militar].

Logo do Facebook Deixe seu comentário