Becão chama as funerárias para resolver o problema do Velório Municipal

Becão chama as funerárias para resolver o problema do Velório Municipal

Webmaster 30/09/2017 - 08:58
Enquanto o atual prédio passar por melhorias, a prefeitura dará o start ao projeto de construção de um novo Velório, ao lado do Cemitério


Entre as décadas de 70 e 80 que o ex-prefeito Tomás Vita construiu o Velório Municipal, localizado no centro da cidade e de lá para cá muita coisa mudou, além do crescimento urbano e populacional o local já não atende mais a demanda sobre a velação de entes. O local ficou pequeno e sofre com o incômodo da movimentação no trânsito, nos momentos do cortejo fúnebre. Esta semana o prefeito Becão Reschini e o vice Luiz Carlos Vianna tomaram uma decisão em parceria com as funerárias.

Em reunião realizada na última terça-feira, 26, no Palácio do Povo, entre prefeito, vice, Direção de Gabinete e os representantes das duas funerárias que atendem o município, Nossa Senhora do Belém e Santa Luzia, foram apontadas as dificuldades em se manter o velório e na atual localização que se encontra. O vereador Ricci também esteve presente e acompanhou a reunião.

Nos últimos anos, outras administrações sofreram a pressão de se promover melhorias no prédio do Velório Municipal, bem como a cobrança de um novo projeto, para que o Velório tenha um prédio construído ao lado do Cemitério Municipal, assim como é em várias cidades da região.

Segundo informações do Gabinete, há muita dificuldade em se delegar responsabilidades, pois desde que o Velório foi instituído não há qualquer documentação legal que diga quem deva cuidar do espaço, o uso tem sido pelas funerárias que prestam serviços à comunidade descalvadense.

Com isso, ficou decidido nesta reunião que os empresários farão uma parceria com a prefeitura na realização de uma reforma ‘temporária’, melhorando o aspecto interno do prédio, bem como nos banheiros e pisos. A parte da área externa deverá receber uma cobertura para melhor abrigar os parentes dos entes, em dias de chuvas e de sol forte. Quanto a aumentar o espaço para a velação de corpos, no momento não será possível por não haver mais área disponível para tal.

As funerárias se comprometeram a colaborar com o novo projeto do Velório, que deverá ser acoplado à frente do Cemitério, do lado esquerdo para quem vem pela entrada principal.

A administração não quer falar em prazos, pois já se passaram tantos anos aguardando essas mudanças que sempre acabaram entravadas por uma questão e outra. No novo prédio, algumas novas regras serão seguidas, como por exemplo, o horário de funcionamento que será das 7 às 22h.

O novo horário já é seguido nos velórios da região, o que garante maior segurança ao patrimônio público e às pessoas que participam da velação de um corpo, não ficando expostas à ação de bandidos e delinquentes, durante as altas horas.

O Velório nas proximidades do Cemitério também eliminará o desconforto do cortejo fúnebre cortar a cidade até o enterro, interferindo na rotina do trânsito.

Um episódio ocorrido no mês de julho, durante a Procissão dos Caminhoneiros, em homenagem a São Cristóvão chamou a atenção das autoridades locais, para a necessidade de se transferir de fato o Velório para outro local. Durante a procissão, que passava ao lado do Velório havia uma família com muitos parentes e amigos velando um ente querido. O barulho e a movimentação causaram profunda tristeza nos familiares que se manifestaram em redes sociais e canal da Ouvidoria Municipal.

Logo do Facebook Deixe seu comentário