Caso de Chikungunya é confirmado em Descalvado. Saúde fará um mutirão no dia 28

Caso de Chikungunya é confirmado em Descalvado. Saúde fará um mutirão no dia 28

Webmaster 14/10/2017 - 00:00
Prefeitura chama todas as secretarias e representantes da sociedade civil e autoridades para combater o Aedes Aegypti. Em 2015 foram 1.185 casos de Dengue


O caso suspeito de Chikungunya em Descalvado informado na semana passada foi confirmado pelo resultado do exame esta semana, portanto, o primeiro caso autóctone – adquirido dentro da cidade em que a pessoa reside. Motivo de grande preocupação para a atual administração pública, pois de janeiro a outubro já são 07 casos positivos para Dengue e agora 01 de Chikungunya.

Além da artrite crônica, o vírus pode causar a miocardite, que é uma inflamação no músculo do coração que pode fazer com que esse órgão vital inche e provoque arritmias graves e insuficiência cardíaca. A Chikungunya também pode provocar a meningoencefalite, um tipo de meningite que é causado pela infecção na meninge e também no cérebro e, segundo infectologistas, pode levar a um rebaixamento neurológico e ao coma.

O infectado por Chikungunya em Descalvado é uma mulher de 52 anos que já fora medicada com acompanhamento do infectologista e encaminhada para tratamento com o reumatologista.

A Vigilância Epidemiológica já registrou cerca de 70 notificações até agora e os últimos 03 casos positivos para Dengue foram registrados na semana passada, o que levou a uma mobilização da Saúde Municipal junto às demais secretarias públicas com o prefeito Becão Reschini, para que todos se unam no combate a esse mal.

Na reunião realizada na tarde de terça-feira, 10, para a qual foram chamados representantes de todos os segmentos da sociedade, incluindo Santa Casa e Polícia Militar ficou definido que no próximo dia 28 de outubro, sábado, será realizado um mutirão nas casas pelos agentes de saúde, para se verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Esse trabalho terá o acompanhamento de uma viatura da PM dando maior segurança tanto para os moradores quanto para os agentes de saúde.

Mais dois mutirões estão previstos para o mês de novembro, as datas e locais ainda serão informadas.

Outras ações
Juntos, o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família – e a Educação estarão desenvolvendo um trabalho de conscientização e prevenção com diversas atividades, em todas as escolas da rede pública municipal, para que as crianças levem os ensinamentos para a casa e difundam para os familiares.

A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a administração da Santa Casa, fará uma conscientização técnica para os médicos plantonistas do Pronto Socorro, para que avaliem melhor os pacientes antes de darem o diagnóstico de Dengue, pois quaisquer dos sintomas da doença devem ser precedidos de febre.

A Vigilância Sanitária intensificará ações com notificações aos proprietários dos imóveis que estão fechados, que dificultam o trabalho preventivo dos agentes de saúde e da Equipe de Controle de Vetores.

As unidades básicas de Saúde estarão com cartazes do combate à Dengue e darão orientações aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]. Também foi solicitado o apoio do Legislativo e das igrejas para que difundam a conscientização da prevenção da doença, para que Descalvado não sofra com uma epidemia.

As casas de reciclagens informais também estão na mira da Saúde, pois muitas têm armazenado materiais de forma irregular, servindo de criadouros de ratos, baratas, aranhas, escorpiões e até mesmo de larvas do Aedes Aegypti.

O prefeito Becão pediu para que todos se empenhem nesta ação evitando um mal maior, pois já foi a época em que se pensava em erradicar as doenças transmitidas pelo Aedes, as ações agora são para controlar as infecções, ninguém quer repetir o que houve em 2015, onde Descalvado foi decretado em estado de epidemia com 1.185 casos de dengue.

Logo do Facebook Deixe seu comentário