Alunos do CAIC participam de aula ao ar livre na represa Calmon

Alunos do CAIC participam de aula ao ar livre na represa Calmon

Webmaster 14/10/2017 - 00:00
Professoras do Período Integral diversificam a forma convencional de ensinar: nada melhor do que as crianças vivenciarem o que estão aprendendo


No final do mês de setembro, professoras do Projeto de Ensino do Período Integral da EMEF CAIC Dr. Cid Muniz Barreto, levaram seus alunos para uma aula diferente, fora do convencional, uma aula sobre o Meio Ambiente ao ar livre, na Represa Calmon, uma das represas responsáveis pelo abastecimento de água de Descalvado.

Alunos da turma A e B, com as professoras Priscila Piovato Vizotto [Integral A] e Sônia de Oliveira [Integral B], puderam observar a diversidade que existe naquele local, tanto a mata ciliar quanto a água que fica represada para ser distribuída para a cidade e servir aos animais que ali vivem.

A água é o recurso natural mais importante do século 21, o cidadão descalvadense precisa ter consciência de suas riquezas hídricas e a represa Calmon é uma parte importante dessa riqueza, devendo ser protegida e preservada.

Ao visitar o local, os alunos entraram em contato com a natureza, observando animais e plantas típicas dessa região. “Dessa forma é fácil e divertido compreender conceitos de preservação ecológica, geográficos e históricos. Foi um momento de interação e aprendizagem, no qual acreditamos que a escola cumpriu com o seu papel, que é o de promover o aprendizado”, explica a professora Priscila.

“O conhecimento é o grande capital da humanidade, por isso nós do projeto do período integral do CAIC, buscamos vivenciar situações de aprendizagem com os nossos educandos de forma a conciliar teoria e prática. Diante disso, tentamos servir de bússola, fazendo-os navegar no mar do conhecimento”, complementou a professora Sônia.

Para encerrar o estudo na área da represa Calmon os alunos fizeram um delicioso piquenique, onde todos dividiram os alimentos que levaram. Até os macacos da espécie Sagui - que habitam a mata da represa - vieram participar da confraternização, recebendo bananas por um dos alunos. “Momentos de pura felicidade vivenciados por todos!”, expressaram as professoras que acreditam que esse é o verdadeiro caminho para uma educação de qualidade, que mistura teoria, vivência e prática.

O que significa servir de bússola?
Significa orientar criticamente as crianças, na busca de informações que as façam crescer e reconhecer as consequências que a Educação tem na vida de cada um; ensinando a pensar, a saber se comunicar, pesquisar, organizar o próprio trabalho, ter disciplina, ser independente, autônomo e saber articular o conhecimento com a prática.

A felicidade na escola, não é uma questão de metodologia ou ideologia, mas uma obrigação essencial que deve fazer parte do aprendizado escolar, precisamos de alegria cultural e o mundo de hoje é favorável a satisfação e a escola também pode ser.

Para encerrar o estudo do meio na represa Calmon, foi feito um delicioso piquenique, no qual os alunos dividiram os alimentos levados por eles. Até os micos vieram participar da confraternização, sendo alimentado por um dos alunos. Momentos de pura felicidade vivenciados por todos!

Acreditamos que esse é o verdadeiro caminho para uma educação de qualidade, que mistura teoria, vivência e prática.

Logo do Facebook Deixe seu comentário