Simpósio e Fórum de Educação contaram com a presença de importantes nomes nacionais

Simpósio e Fórum de Educação contaram com a presença de importantes nomes nacionais

Webmaster 21/10/2017 - 01:27
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, organizado pela Educação Municipal, com a abordagem de temas importantes para o desenvolvimento do ensino


Como já é tradicional na rede municipal de ensino de Descalvado, todo ano é realizado o Simpósio de Educação, como um momento de reflexão, formação e também de congraçamento por ocasião das comemorações do Dia do Professor.

O evento que leva o nome da querida professora ‘Ziláh H. de Lima Mussolini’ [in memoriam], exemplo de dedicação ao ensino, que por mais de 20 anos foi diretora da E.E. “José Ferreira da Silva”, foi realizado no último dia 11, por organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC].

Em sua nona edição, em 2017 o Simpósio aconteceu acompanhado do 1º Fórum Municipal de Educação, o qual atualmente é uma exigência legal, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, instituído em 2014. A partir do Plano Nacional, todos os entes federados – Estados, Distrito Federal e Municípios – elaboraram os seus respectivos planos. Em Descalvado, o Plano Municipal foi instituído pela Lei 3.934, de 25 de junho de 2015, com validade para dez anos.

Após o credenciamento e o café, o prof. dr. Marco Antônio Pratta, Secretário de Educação e Cultura, abriu oficialmente o evento às 9 horas. O vice-prefeito, Luiz Carlos Rosa Vianna, representando o prefeito Municipal, Antônio Carlos Reschini, fez a saudação inicial a todos e, em especial, aos professores.

Cerca de 300 pessoas estavam presentes, incluindo todo o professorado municipal, convidados das redes estadual e particular, vereadores e representantes das redes municipais de ensino de Porto Ferreira e de Santa Rita do Passa Quatro. Em seguida o Secretário de Educação e Cultura abordou as vinte metas do Plano Municipal, que dispõe desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, discorrendo sobre os dados atuais da educação no município e as metas propostas para a próxima década.

Por volta das 10 horas, a professora dra. Emília Cipriano Sanches introduziu a palestra sobre “Gestão dos Espaços e do Tempo na Escola”. Essa é a terceira vez que a docente da PUC de São Paulo esteve em Descalvado, abordando a importância do professor enquanto gestor da sala de aula e do relacionamento entre os alunos.

Dra. Emília destacou muito a necessidade de o professor dialogar e estar aberto às novas linguagens, sempre oportunizando para o aluno novos conhecimentos.

A professora dra. Cléo Fante entrou em cena às 14h e abordou o tema da “Convivência em Ambiente Escolar: Desafios e Possibilidades”. Ela enfatizou a necessidade de todos os mestres conhecerem as novas tecnologias de comunicação, sem perder a especificidade da docência. O professor é um modelo e, assim sendo, deve cuidar muito bem da sua imagem pessoal e profissional, nesse momento de novas mídias sociais. Dra. Cléo também apresentou a questão do bullying e do cyberbullying.

Todos os presentes participaram do encerramento do Simpósio e do Fórum com um café de confraternização.

Logo do Facebook Deixe seu comentário