Descalvado, 12 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Simpósio e Fórum de Educação contaram com a presença de importantes nomes nacionais

21/10/2017

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, organizado pela Educação Municipal, com a abordagem de temas importantes para o desenvolvimento do ensino


Como já é tradicional na rede municipal de ensino de Descalvado, todo ano é realizado o Simpósio de Educação, como um momento de reflexão, formação e também de congraçamento por ocasião das comemorações do Dia do Professor.

O evento que leva o nome da querida professora ‘Ziláh H. de Lima Mussolini’ [in memoriam], exemplo de dedicação ao ensino, que por mais de 20 anos foi diretora da E.E. “José Ferreira da Silva”, foi realizado no último dia 11, por organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC].

Em sua nona edição, em 2017 o Simpósio aconteceu acompanhado do 1º Fórum Municipal de Educação, o qual atualmente é uma exigência legal, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, instituído em 2014. A partir do Plano Nacional, todos os entes federados – Estados, Distrito Federal e Municípios – elaboraram os seus respectivos planos. Em Descalvado, o Plano Municipal foi instituído pela Lei 3.934, de 25 de junho de 2015, com validade para dez anos.

Após o credenciamento e o café, o prof. dr. Marco Antônio Pratta, Secretário de Educação e Cultura, abriu oficialmente o evento às 9 horas. O vice-prefeito, Luiz Carlos Rosa Vianna, representando o prefeito Municipal, Antônio Carlos Reschini, fez a saudação inicial a todos e, em especial, aos professores.

Cerca de 300 pessoas estavam presentes, incluindo todo o professorado municipal, convidados das redes estadual e particular, vereadores e representantes das redes municipais de ensino de Porto Ferreira e de Santa Rita do Passa Quatro. Em seguida o Secretário de Educação e Cultura abordou as vinte metas do Plano Municipal, que dispõe desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, discorrendo sobre os dados atuais da educação no município e as metas propostas para a próxima década.

Por volta das 10 horas, a professora dra. Emília Cipriano Sanches introduziu a palestra sobre “Gestão dos Espaços e do Tempo na Escola”. Essa é a terceira vez que a docente da PUC de São Paulo esteve em Descalvado, abordando a importância do professor enquanto gestor da sala de aula e do relacionamento entre os alunos.

Dra. Emília destacou muito a necessidade de o professor dialogar e estar aberto às novas linguagens, sempre oportunizando para o aluno novos conhecimentos.

A professora dra. Cléo Fante entrou em cena às 14h e abordou o tema da “Convivência em Ambiente Escolar: Desafios e Possibilidades”. Ela enfatizou a necessidade de todos os mestres conhecerem as novas tecnologias de comunicação, sem perder a especificidade da docência. O professor é um modelo e, assim sendo, deve cuidar muito bem da sua imagem pessoal e profissional, nesse momento de novas mídias sociais. Dra. Cléo também apresentou a questão do bullying e do cyberbullying.

Todos os presentes participaram do encerramento do Simpósio e do Fórum com um café de confraternização.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados