Prefeito Becão encontra solução para problemas de água nos bairros da região leste da cida

Prefeito Becão encontra solução para problemas de água nos bairros da região leste da cidade

Webmaster 21/10/2017 - 01:38
Investimento será de aproximadamente R$ 90.000,00



Em conjunto com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, o prefeito Becão e o secretário encontram uma solução para o problema de abastecimento de água para os bairros que compõem a região leste da cidade, sendo eles o Jardim Albertina, Portal dos Coqueiros, Parque Vitória e Milênio.

Essa região da cidade é de difícil acesso a água através de poços subterrâneos, por isso toda a água que abastece esses bairros é proveniente das represas Rosário e Calmon, que vão até a área leste através de adutoras, que cruzam a cidade toda para chegarem até lá.

Ocasionalmente ocorre a falta de água nesses bairros pela junção de dois fatores, o primeiro é gerado pela baixa vazão com que a água chega aos três reservatórios existentes nos bairros, e o segundo é a pequena capacidade de armazenamento desses três reservatórios. Atualmente eles recebem 23 mil litros de água por hora, e conseguem juntos armazenar 720 mil litros do líquido. Como o consumo diário de água em todos os quatro bairros é de aproximadamente 930 mil litros dia, suprindo 1.152 pontos de ligação, e sazonalmente durante o final da tarde e finais de semana, ocorre a falta de água.

A determinação do prefeito foi a de que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, administrada por Valdecir Marcolino, conclua a construção de uma segunda adutora até os bairros, pois assim uma maior quantidade de água chegará aos reservatórios, reforçando constantemente o fornecimento de água para os reservatórios.

O investimento para essa obra será de aproximadamente R$ 90.000,00, que serão usados para a instalação de 900 metros de tubulação nova, bem como na manutenção de 2.180 metros de uma tubulação já existente.

Valdecir Marcolino lembra que essa etapa de construção da segunda adutora é a primeira etapa, que já trará bastante alento para os moradores daquela região da cidade, porém, em épocas de crise hídrica, em que as represas ficam muito baixas, é possível que o bairro possa vir a sofrer com o abastecimento, assim como toda a cidade, e para prevenir esse problema, a segunda etapa consiste na construção de um novo reservatório de água no Parque Vitória, com capacidade para mais 500 mil litros, fazendo com que assim o problema de fornecimento de água naquela região não volte mais a ocorrer.

“Para a construção desse novo reservatório de água há a necessidade de um investimento financeiro que a prefeitura infelizmente não tem, por isso, na última viagem que o Prefeito Becão fez a Brasília, com os grandes conhecimentos políticos que ele possui, ele conseguiu que o deputado federal Nelson Marquezelli viabilizasse para o ano que vem o recurso para a construção desse reservatório”, enfatizou o secretário Marcolino.

Logo do Facebook Deixe seu comentário