Prefeitura melhora ainda mais qualidade da água consumida pela população

Prefeitura melhora ainda mais qualidade da água consumida pela população

Webmaster 23/12/2017 - 06:26
Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a prefeitura reformou o filtro seis de seu complexo de tratamento de água, com um investimento aproximado de R$ 10.000,00. A reforma desse segundo filtro vem a completar a meta estabelecida pelo Prefeito Becão e o Secretário da pasta, Valdecir Marcolino, que desde o início do Governo Becão/Vianna estabeleceram como uma das metas e melhora constante na qualidade da água que é fornecida a todos os moradores de Descalvado.

Segundo Marcolino, a finalidade existente com essas reformas, que no caso do filtro seis consistiu na troca dos eixos com areias de granulometrias específicas, é proporcionar ao sistema de tratamento um funcionamento correto, garantindo dessa forma uma maior eficiência do sistema como um todo, proporcionando um perfeito fornecimento à população. Essas ações de manutenção continuarão também no ano de 2018, já que a meta é a recuperar outros dois filtros.

Números
Atualmente a Estação de Tratamento de Água – ETA opera com uma vazão média de 108 l/s, funcionando em média 18 horas por dia, e nas 06 horas restantes opera com uma vazão de 40 l/s. A capacidade nominal da ETA é de 120 l/s, com os seis filtros em funcionamento. Esses filtros são compostos por quatro camadas de pedregulhos, que possuem tamanhos entre 50,8 mm e 6,35 mm, finalizando o tratamento com areia, que possui uma granulometria de 2,00 à 0,59 mm.

Todo esse material deve ser trocado a cada dois anos para manter a taxa de filtração ideal, evitando transtornos e garantindo a qualidade da água, pois a lavagem dos filtros é feita diariamente e a água utilizada para a lavagem é reservada para decantação e posteriormente reciclada, retornando ao sistema em média de 75% no total.

Logo do Facebook Deixe seu comentário