Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Depois de pouco mais de 1 ano, Descalvado volta a ser contemplado com o PAA

13/01/2018

Novo contrato do Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 8 fornecedores e
6 entidades do município; programa é uma parceria entre Conab, Fundo Municipal de Assistência Social e da Associação do Assentamento 21 de Dezembro.



Depois de ficar pouco mais de um ano sem contar com os recursos do governo federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], o município de Descalvado voltou a ser contemplado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB - [órgão vinculado a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário] no programa que utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares em prol de entidades cadastradas.

Na última sexta-feira [5], ocorreu uma reunião no auditório da SEEC entre produtores do Assentamento 21 de Dezembro, de representantes da Associação dos Produtores Rurais Assentados do 21 de Dezembro e Região [APADER] e de representantes do Poder Público Municipal. Estiveram presentes no encontro o Presidente da APADER, José Fernandes de Oliveira, do representante da Associação, Fernando Bandeira, diversos produtores do assentamento, das equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento e do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Agricultura, o Diretor de Gabinete, Rodrigo de Oliveira, além do Prefeito Antonio Carlos Reschini e a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini.

Na oportunidade, o Prefeito Becão salientou a importância desse projeto, que gera riqueza para o município, pois os assentados escoam sua produção com mais facilidade, e as entidades recebem esses alimentos produzidos por eles, de forma a economizar, já que não precisarão mais adquiri-los.

O contrato que contemplava Descalvado com o PAA havia sido interrompido no final de 2016 devido a contingencia de recursos do Ministério da Agricultura. Com a retomada do projeto no ano passado, cerca de 284 associações de produtores assentados se inscreveram para se beneficiarem com o programa. Do total de recursos disponibilizados nesta nova fase do PAA, 70% foram destinados as comunidades agrárias mais carentes [nas regiões norte e nordeste] e apenas 30% para as demais regiões do país. Desse total, apenas 39 Associações conseguiram cumprir todas as exigências do programa, sendo a APADER uma delas. Em toda a nossa região, Descalvado foi o município contemplado.

SEIS ENTIDADES SERÃO BENEFICIADAS - Nesta nova fase do PAA, seis entidades assistenciais do município estarão recebendo frutas, verduras e legumes produzidas por oito fornecedores do Assentamento 21 de Dezembro.

A partir do próximo dia 22 de janeiro, os produtores passarão a fazer uma entrega semanal na antiga escola do SESI, e as entidades beneficiadas providenciarão a retirada dos produtos na quantidade solicitada naquele mesmo local.

O valor total do novo convênio foi estimado em R$ 64 mil [R$ 8 mil por produtor], e caberá a Prefeitura Municipal proceder a distribuição dos produtos às entidades beneficiadas, bem como na prestação de contas. Os recursos são depositados diretamente na conta dos produtores assentados.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados