Depois de pouco mais de 1 ano, Descalvado volta a ser contemplado com o PAA

Depois de pouco mais de 1 ano, Descalvado volta a ser contemplado com o PAA

Webmaster 13/01/2018 - 01:40
Novo contrato do Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 8 fornecedores e
6 entidades do município; programa é uma parceria entre Conab, Fundo Municipal de Assistência Social e da Associação do Assentamento 21 de Dezembro.



Depois de ficar pouco mais de um ano sem contar com os recursos do governo federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], o município de Descalvado voltou a ser contemplado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB - [órgão vinculado a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário] no programa que utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares em prol de entidades cadastradas.

Na última sexta-feira [5], ocorreu uma reunião no auditório da SEEC entre produtores do Assentamento 21 de Dezembro, de representantes da Associação dos Produtores Rurais Assentados do 21 de Dezembro e Região [APADER] e de representantes do Poder Público Municipal. Estiveram presentes no encontro o Presidente da APADER, José Fernandes de Oliveira, do representante da Associação, Fernando Bandeira, diversos produtores do assentamento, das equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento e do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Agricultura, o Diretor de Gabinete, Rodrigo de Oliveira, além do Prefeito Antonio Carlos Reschini e a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini.

Na oportunidade, o Prefeito Becão salientou a importância desse projeto, que gera riqueza para o município, pois os assentados escoam sua produção com mais facilidade, e as entidades recebem esses alimentos produzidos por eles, de forma a economizar, já que não precisarão mais adquiri-los.

O contrato que contemplava Descalvado com o PAA havia sido interrompido no final de 2016 devido a contingencia de recursos do Ministério da Agricultura. Com a retomada do projeto no ano passado, cerca de 284 associações de produtores assentados se inscreveram para se beneficiarem com o programa. Do total de recursos disponibilizados nesta nova fase do PAA, 70% foram destinados as comunidades agrárias mais carentes [nas regiões norte e nordeste] e apenas 30% para as demais regiões do país. Desse total, apenas 39 Associações conseguiram cumprir todas as exigências do programa, sendo a APADER uma delas. Em toda a nossa região, Descalvado foi o município contemplado.

SEIS ENTIDADES SERÃO BENEFICIADAS - Nesta nova fase do PAA, seis entidades assistenciais do município estarão recebendo frutas, verduras e legumes produzidas por oito fornecedores do Assentamento 21 de Dezembro.

A partir do próximo dia 22 de janeiro, os produtores passarão a fazer uma entrega semanal na antiga escola do SESI, e as entidades beneficiadas providenciarão a retirada dos produtos na quantidade solicitada naquele mesmo local.

O valor total do novo convênio foi estimado em R$ 64 mil [R$ 8 mil por produtor], e caberá a Prefeitura Municipal proceder a distribuição dos produtos às entidades beneficiadas, bem como na prestação de contas. Os recursos são depositados diretamente na conta dos produtores assentados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário