Não há motivo para preocupação com a febre amarela em Descalvado

Não há motivo para preocupação com a febre amarela em Descalvado

Webmaster 17/01/2018 - 06:02
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira [15], que não existe nenhum motivo de preocupação por parte da população quanto à febre amarela. O problema com a doença está ocorrendo apenas em uma região do estado de SP, e Descalvado está distante dos municípios que estão registrando casos da endemia.

Desde o final do ano passado, algumas cidades paulistas registraram um aumento no número de casos da febre amarela, bem como o aparecimento de animais silvestres [macacos] mortos em regiões de parques ou de matas fechadas próximas às áreas urbanas, especialmente na região metropolitana do estado e em municípios do Vale do Paraíba e do litoral norte.

Na região central do estado – onde Descalvado está localizado – não houve aumento do número de casos da doença, razão pela qual a população não precisa se preocupar.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a desinformação ou o entendimento equivocado do problema do qual vem enfrentando parte da população de alguns municípios, têm causado um aumento considerado na procura pela vacina contra a febre amarela. Antes, cerca de 3 a 4 pessoas [em média] procuravam semanalmente pela vacina nos postos de saúde de Descalvado. Com o noticiário maciço - e muitas vezes confuso - a respeito de diversos problemas nas regiões apontadas como áreas de risco, o número de descalvadenses que passaram a procurar pelo atendimento e pela vacina saltou para 57 somente na última semana.

Ainda segundo a Secretaria, aproximadamente 92% da população descalvadense recebeu a imunização contra a febre amarela. Vale lembrar que já ocorreram campanhas contra a doença nos anos de 1994 e 2008, e desde o ano passado, um grande número de pessoas também procuraram pelos postos de vacinação a fim de tomar a vacina, o que reduziu muito o risco de surto da doença no município.

A orientação é de que apenas as pessoas que vão viajar para as áreas consideradas de risco ou que não se recordam ou não possuam um registro de que recebeu a imunização é que devem procurar um posto de saúde para se vacinar. Quem recebeu uma dose da vacina já está imunizado para o resto da vida. Para pessoas acima de 60 anos de idade, a vacina só é aplicada com recomendação médica.

CAMPANHA DE VACINÇÃO SERÁ SOMENTE EM ÁREAS PRIORITÁRIAS - O governo de São Paulo anunciou que fará o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Febre Amarela no dia 3 de fevereiro. A campanha inédita no estado vai se estender até o dia 24 do mesmo mês, com a aplicação de doses fracionadas da vacina em 53 municípios prioritários. Em 40 deles, a dose será ofertada para toda a população, devido à alta concentração de mata. Nos 13 municípios restantes, a vacina será dada aos moradores de locais mais vulneráveis. Na capital paulista, a imunização fracionada será disponibilizada em 15 distritos. [Veja no mapa a lista dos municípios].

A vacina fracionada tem um quinto da vacina integral. Embora com menor quantidade, seu efeito protetor é semelhante ao da dose padrão. A diferença é o tempo de proteção. Enquanto na dose padrão a imunidade é, em tese, para a vida toda, a da vacina fracionada é de 8 anos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário