Descalvado, 22 de Julho de 2018 Busca:   
Descalvado

Parceria entre Prefeitura e Universidade Brasil deve aumentar o número de castrações de animais em Descalvado

20/01/2018

Além das castrações, instituição de ensino também desenvolverá projetos
para a saúde pública veterinária, vigilância ambiental e educação continuada para
a posse responsável de animais de estimação, dentre outros.


Uma nova parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e a Universidade Brasil vai aumentar o número de castrações de animais em Descalvado. Atualmente, o controle de populações caninas e felinas por meio das castrações vinha sendo desenvolvido apenas por intermédio de um convênio entre a Secretaria de Saúde, a Associação Protetora dos Animais de Descalvado [APAD] e a Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado [AMVZD]. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em 2017 foram castrados 104 cães e 75 gatos [91 deles sob os cuidados da APAD e outros 88 sob a posse de munícipes].

O novo projeto elaborado entre a Prefeitura e a Universidade, objetiva dentre outras ações, compilar, avaliar e traduzir informações catalogadas pelos órgãos do poder público, responsáveis pela gestão da economia, vigilância ambiental e da saúde, a fim de estabelecer uma base de dados que suportem as demais atividades a serem planejadas no projeto como um todo. Como resultado, espera-se obter um banco de dados que possa subsidiar as ações públicas para a melhoria da saúde animal, humana e ambiental no município de Descalvado.

Ainda em decorrência desta parceria, foram estabelecidas algumas obrigações entre o poder público e a instituição de ensino superior, que além das castrações, também promoverá o emprego de práticas voltadas a saúde pública veterinária, vigilância ambiental em saúde , extensão e desenvolvimento rural, mapeamento de potenciais e fragilidades na saúde animal e ambiental do município, educação continuada para a posse responsável de animais de estimação e prevenção de zoonoses, gerenciamento e acompanhamento de campanhas de vacinação antirrábica e a capacitação técnica para pequenos produtores rurais do município de Descalvado.

Dentro do cronograma estabelecido, também estão previstas a realização de Workshops destinados à capacitação técnica para pequenos produtores rurais do município, com temas relacionados às áreas de produção de animais monogástricos como avicultura, suinocultura, apicultura, cunicultura e piscicultura. Outro tema que deverá ser abordado em um dos Workshops está relacionado à área dos animais ruminantes [bovinoculturas de corte e leite, caprinocultura, ovinocultura e forragicultura].

Em contrapartida, a Universidade Brasil terá a sua disposição [por meio da permissão de uso de imóvel] toda a infraestrutura do prédio destinado ao Centro de Controle de Zoonoses [CCZ], localizado ao lado do Hospital Veterinário da instituição de ensino, na Avenida Hilário de Silva Passos, no Parque Universitário.

Esta parceria com a Universidade Brasil era um desejo antigo do Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – e o do seu vice Luiz Carlos Rosa Vianna. Segundo os dois gestores públicos, a parceria com a instituição de ensino incrementa as ações já realizadas pela Prefeitura de Descalvado no que tange o controle das populações de caninos e felinos, bem como proporciona um uso efetivo do prédio do CCZ, construído há mais de 5 anos. Com a utilização do local, todas as ações voltadas para gestão e práticas de saúde pública veterinária, assim como mapeamento de potenciais e fragilidades na saúde animal e ambiental do município, estarão sendo implementadas com o respaldo e o ‘know-how’ da Universidade.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados