A energia elétrica do futuro está disponível

A energia elétrica do futuro está disponível

Webmaster 05/02/2018 - 06:01
Limpa, renovável e de graça, a energia elétrica obtida da luz solar abre espaços também em nossa região. Em Porto Ferreira, mais três novas microgeradoras entraram em operação e imediatamente começaram a proporcionar economia em torno de 95% na conta de energia elétrica. Significa que, nos três casos – dois residenciais e outro empresarial -, o retorno do investimento deverá ocorrer entre 4 e 7 anos, pagos pela economia na conta mensal.

Como define resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel], desde 17 de abril de 2012 o consumidor brasileiro pode gerar a energia elétrica que consome, a partir de fontes renováveis [como é a solar], e fornecer o exceden-te para a rede de distribuição – Elektro, CPFL, por exemplo. Trata-se da micro e minigeração distribuídas de energia elétrica, inovação que permite a geração de energia limpa, poupa água nas hidrelétricas e contribui para a preservação do meio ambiente, além de proporcionar economia.

Na geração distribuída, quando a quantidade de energia gerada não é consu-mida, esse excedente é lançado na rede. O consumidor [gerador da energia] fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes, por prazo de até 60 meses, ou abater contas em outros locais do mesmo CPF ou CNPJ, desde que no âmbito da mesma distribuidora. Na se-mana passada, a Cergon Energia Solar, de Porto Ferreira, empresa com quase três décadas de atuação no segmento de Automação Industrial, fez os primei-ros contatos para formação de parceria que dê suporte à sua atuação em Des-calvado, no setor de energia solar.

Luz do Sol – Produzir a própria energia é um processo simples. Placas com células de silício [por fora, parecidas com as placas para aquecimento de água] captam a luz do Sol e a transformam em Corrente Contínua [CC], a mesma da bateria do celular ou do notebook. Na sequência, um inversor transforma a CC em Corrente Alternada [CA], a mesma que usamos em casa, na indústria ou na iluminação pública. Um relógio bidirecional se incumbe de lançar na rede a energia excedente, isto é, não consumida, e a receber energia da rede quando o sistema não está produzindo, a noite. O avanço tecnológico vai além: o funcionamento e desempenho da microgeradora pode ser monitorado a distância pela instaladora e pelo dono da casa ou da empresa, via celular.

Até há pouco tempo, os preços das mini e microgeradoras assustavam. Mas, como ocorre com toda inovação, os preços foram declinando e, hoje, é possível financiar uma microgeradora residencial por valor inferior ao de um automó-vel 1.0, em bancos oficiais e particulares. Mais outra vantagem: o investimen-to se paga com a economia na conta de energia que a geradora produz. Tudo isso está aí, palpável, diz Renato Maestrello, diretor da Cergon Automação In-dustrial, empresa que começa a preparar sua atuação em Descalvado.

Vida útil – Fabricantes de sistemas geradores de energia elétrica a partir da luz solar garantem vida útil de 25 anos aos equipamentos. Mas a durabilidade vai além disso, como já se comprova na prática. Como o sistema se paga com a economia que gera [entre 4 e 7 anos, dependendo do porte da microgeradora], significa praticamente três décadas de energia gratuita. Nos dias atuais, um retorno bem melhor que algumas aplicações financeiras. Para o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica [Absolar], Rodrigo Sauaia, “em algumas regiões brasileiras é mais barato gerar a própria energia com painéis solares no telhado do que comprar a energia da rede de distribuição”. Mais detalhes sobre a geração de energia solar e suas vantagens estão disponí-veis em www.cergon.com.br

Outras informações relevantes sobre o setor: previa-se, no ano passado, que a capacidade de geração fotovoltaica deveria crescer 325% até o fim de 2017; que os investimentos até o fim de 2017 somariam R$ 4,5 bilhões. Para Renato Maestrello, diretor técnico da Cergon, tudo indica que essas previsões foram confirmadas, pois a geração de energia elétrica a partir da luz solar segue evo-luindo aceleradamente. Em meados do ano passado, apenas na área da Elektro operavam 450 usinas solares com geração distribuída, revelou o empresário. [DM]

Logo do Facebook Deixe seu comentário