Descalvado, 22 de Fevereiro de 2018 Busca:   
Descalvado

‘Lei da Escuta Protegida’ será tema de seminário realizado pelo Comucra de Descalvado

06/02/2018

Evento agendado para o próximo dia 23 de fevereiro terá como palestrante o
Dr. Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná.


No próximo dia 23 de fevereiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [COMUCRA] estará realizando em Descalvado um seminário cujo tema principal será “A Proteção Integral de Crianças e Adolescentes e a Lei Federal 13.431/2017”, conhecida como a ‘Lei da Escuta Protegida’. O evento que também está sendo realizado em parceria com a Comissão Regional de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes [CREDDHECA], contará com a presença do palestrante Dr. Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente.

O seminário será realizado no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, localizado na Avenida Guerino Oswaldo, n.° 446, no centro [no prédio da Biblioteca Municipal], das 8h30 as 17h00. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comucra@hotmail.com.

“LEI DA ESCUTA PROTEGIDA” - Ser vítima ou testemunha de violência é uma experiência que pode marcar alguém para sempre, especialmente quando se trata de criança ou adolescente. Ao chegar à Justiça, as investigações normalmente envolvem a escuta dos envolvidos. Mas como ouvir crianças e adolescentes sem que o drama seja revivido? Sancionada em abril do ano passado, a Lei 13.431/2017 estabeleceu o “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência”, criando parâmetros que procuram justamente evitar novos danos durante a escuta. A lei entrou em vigor neste ano de 2018, mas ainda existem muitas dúvidas para a garantia do seu cumprimento.

Elaborada por um grupo de 11 parlamentares, a Lei normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e cria mecanismos para prevenir e coibir a violência estabelecendo medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de violência. Ela também reafirma os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, e a necessidade de sua proteção integral, estabelecendo que o poder público, em todos os níveis, deverá desenvolver “políticas integradas e coordenadas que visem a garantir os direitos humanos da criança e do adolescente no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais, para resguardá-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.

Segundo o procurador de Justiça, Dr. Murillo Digiácomo, como novidade, a lei define e diferencia, em seu artigo 4º, quatro formas de violência: física, psicológica, sexual e institucional [esta “entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização”]. No âmbito penal, o artigo 24 tipifica como crime a violação do sigilo processual sem autorização, estabelecendo pena de um a quatro anos de reclusão e multa para quem o cometer.

A nova lei regula a escuta especializada [entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção] e o depoimento especial [oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária]. Tais procedimentos devem garantir, entre outros pontos, que a criança e o adolescente vítima ou testemunha de violência sejam ouvidos em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaços físicos que garantam sua privacidade. Além disso, eles não devem ter contato, nem mesmo visual, com o acusado.

De acordo com o texto legal, tanto a escuta especializada quanto o depoimento especial passam a ser considerados igualmente válidos como instrumentos de coleta de provas.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados