Secretaria de Educação e Cultura investe na formação dos professores da Rede Municipal

Secretaria de Educação e Cultura investe na formação dos professores da Rede Municipal

Webmaster 17/03/2018 - 00:23
Os últimos dias foram marcados por significativos investimentos da Secretaria de Educação e Cultura na formação dos professores e na elaboração de materiais pedagógicos, buscando a construção de aprendizagens significativas para os alunos de Descalvado.

Nos dias 07 e 08 de março, teve início o Curso de Aperfeiçoamento 2018 intitulado “PREVENÇÃO, RELAÇÕES SOCIAIS E CUIDADOS BÁSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” composto por cento e dez [110] horas de duração com atividades presenciais, atividades online e atividades de campo [16 horas], destinado aos docentes, diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de ensino.

Os encontros presenciais deste curso serão divididos em seis [06] blocos distintos, cada bloco com uma temática específica, ministrada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura e por alguns profissionais externos.

Na ocasião, ao iniciar o Bloco I “ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, os professores interagiram a partir da formação “Abordagem sincrônica e diacrônica da infância, criança e adolescência”, ministrada pela equipe do Núcleo de Atualização Educacional, notadamente a psicóloga Silvia Helena Aparecida de Oliveira Puoli e o professor Fabiano Donizeti Idem. Neste primeiro momento, o intuito foi fazer um resgate dos conceitos de criança, infância e adolescência que foram ganhando conotações diferentes, sobretudo ao considerarem os diversos contextos sociais ao longo da história de desenvolvimento das ciências. Visto que os alunos atendidos pela rede municipal de ensino estão nestas faixas de desenvolvimento, a abordagem conduzida pelos formadores proporcionou momentos reflexivos para criar bases sólidas para a construção de um processo de ensino e aprendizagem significativo que não repita ou perpetue posturas ultrapassadas, mas projete uma educação enada com a realidade social e cultural que a modernidade nos exige.

Já no dia 12 de março, segunda-feira, foi apresentada aos professores do 4º ano do Ensino Fundamental I, a versão preliminar do Guia de Sequências Didáticas de Ciências, História e Geografia que está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho específico desde o 1º semestre de 2017. Há tempos, percebe-se uma reivindicação dos professores de materiais didáticos que contemplassem a história, geografia e ciência de nosso município, ou seja, que permitissem que o início de toda nova aprendizagem fossem as experiências que os alunos têm da vivência em nossa cidade. Partindo desta necessidade, um Grupo de Trabalho composto por professores especialistas nas áreas e pedagogos iniciou os estudos necessários para dar forma a este material que já atende aos indicativos da Base Nacional Comum Curricular, homologada no dia 20 de dezembro de 2017.

Neste encontro, conduzido pela Diretora de Cultura Alessandra de Jesus Batista Paganotto e pelo professor Fabiano Idem, os professores tiveram contato com as bases pedagógicas que dão solidez às Sequências Didáticas produzidas, puderam apresentar as dúvidas iniciais em relação ao material, além do favorecimento da troca de experiências que serão as indicações de melhorias e readaptações necessárias para versão final deste material.

Na próxima semana, o Grupo de Trabalho constituído já inicia os preparativos para a elaboração das sequências didáticas para o 2º semestre letivo contemplando, assim, o projeto inicial de confecção de um material pedagógico que também se estenderá para o 5º ano do Ensino Fundamental I.

As atividades apresentadas são iniciativas que buscam subsidiar e apoiar a atuação dos professores, gestores e coordenadores pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem das crianças atendidas pela Educação Básica em nosso município.

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