Descalvado, 24 de Abril de 2018 Busca:   
Descalvado

Equipe da Vigilância Epidemiológica recebe certificação de excelência pelos serviços prestados

14/04/2018

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Descalvado recebeu esta semana, o certificado de excelência pela participação na 10ª edição da Campanha Estadual de Testagem do HIV e da Sífilis, realizada no final do ano passado. De acordo com a Chefe do setor, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, o município contribuiu para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids e DSTs no Estado de São Paulo, realizando uma ação estratégica para a ampliação do diagnóstico precoce.

Para o Prefeito Municipal Antonio Carlos Reschini – o Becão – e o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, a entrega do certificado à equipe de Vigilância Epidemiológica de Descalvado é um justo e merecido reconhecimento pelo empenho e dedicação de todos os profissionais da área.

O trabalho foi realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, quando a equipe da Secretaria de Saúde promoveu a Campanha Fique Sabendo. Neste período, o setor de vigilância epidemiológica realizou 203 exames de HIV e Sífilis. Deste total, foram detectados um novo caso de HIV e dois de Sífilis.

O principal objetivo da campanha foi o de incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre pessoas sexualmente ativas, e reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. A partir deste ano, esse mesmo trabalho passou a ser realizado de forma permanente e contínua por todas as unidades de saúde do município. No ano passado, os testes eram realizados apenas no Pronto Socorro Municipal e no Centro de Saúde II.

A Prefeitura de Descalvado mantém o programa de prevenção de DST/Aids, que trabalha para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus.

Além disso, o município mantém um serviço de atendimento especializado que oferece atendimento médico para crianças [de zero a dois anos, filhos de mães soro positivas], adolescentes e adultos, inclusive gestantes, portadores do HIV. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicóloga, educadora, técnica de laboratório e farmacêutica.

Atualmente, o grupo de pessoas na faixa entre os 20 e 30 anos é o que apresenta riscos de contaminação por HIV. Somente em dezembro do ano passado, foram detectados três novos casos em um mesmo grupo de amigos, todos na faixa etária entre 22 e 26 anos.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, atualmente cerca de 60 pessoas recebem o tratamento por causa da infecção pelo vírus HIV, mas o número de pessoas infectadas é maior por conta de que muitas pessoas buscam o tratamento fora da cidade, em razão do preconceito ou simplesmente por sentirem vergonha ou medo de rejeição.

NÚMERO DE CASOS DE SÍFILIS AUMENTOU EM DESCALVADO - Entre os anos de 2016 e 2017, houve também um grande salto no número de pessoas infectadas por sífilis. Em 2016, eram 4 gestantes com a doença e outras 8 pessoas no geral. Um ano depois, o número de infectados saltou para 12 casos em gestantes e outros 19 do público em geral.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível [IST] ou Doença Sexualmente Transmissível [DST] causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios [sífilis primária, secundária, latente e terciária]. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A doença é um mal silencioso, sendo que após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados