Técnicos reúnem-se com pequenos produtores para discutir “Leite Legal”

Técnicos reúnem-se com pequenos produtores para discutir “Leite Legal”

Webmaster 13/04/2010 - 23:17
Técnicos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica – Araraquara), do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ParqTec (Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos - São Carlos) e do EDR (Escritório de Desenvolvimento Regional Agrícola) reuniram-se com o prefeito Luís Antonio Panone e com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, André Fernandes, para discutir o programa “Leite Legal”, com os membros da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado – que agrega, atualmente, cerca de 30 pessoas.

O zootecnista Michel Calixto, da CATI, abriu o encontro falando da importância dos produtores estarem reunidos numa Associação. “A gente precisa de ações exeqüíveis, como esta que está acontecendo em Descalvado. Vejo que há muita gente engajada nesse processo. A pecuária leiteira ainda é um ótimo mercado, mas precisamos de reuniões periódicas para discussões técnicas e análise de mercado. Nós vamos adotar ações estratégicas voltadas para os produtores, criar alternativas. Não é uma tarefa fácil. É necessário praticar a parte técnico-administrativa. Para isso, vamos realizar reuniões nas primeiras segundas-feiras de cada mês, primeiramente em salas de aula. Posteriormente, vamos sair a campo e visitar cada propriedade para fornecer orientações técnicas”, afirmou Calixto.

O engenheiro agrônomo Paulo Cavasin, do EDR de Araraquara, elogiou a formação da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado. “Essa ação em conjunto é muito importante. Eu percebo que vocês estão um passo a frente”. Com a criação da Associação, segundo Cavasin, os produtores poderão participar do programa Microbacias – II, da Secretaria Estadual de Agricultura, que vai injetar 70 milhões de dólares em obras de infra-estrutura, visando o desenvolvimento rural local e regional, em bases social, ambiental e econômica sustentáveis.

“Mas, só vamos garantir aquilo que vocês precisam se o grupo estiver olhando para uma mesma direção. Portanto, é importante trabalhar em grupo, ou então estaremos fora do mercado”, continuou Cavasin. “É preciso agrupar, para o pequeno ficar grande. E vocês tem o apoio do Poder Público. Quero dar os meus parabéns ao prefeito e ao secretário, por terem a sensibilidade de estar ao lado dos produtores. É muito bom ter esse apoio”, enfatizou o engenheiro agrônomo.

Segundo o secretário André Fernandes, “estamos com um time muito seleto” – disse, referindo-se às entidades parceiras e aos produtores. “Eu só tenho a agradecer à administração por ter acreditado no projeto de formação da Associação dos Produtores de Leite e na adoção do programa “Leite Legal”, desenvolvido pela secretaria municipal de Agricultura. É preciso sair da informalidade. Na semana passada, nós nos reunimos com os agentes parceiros que participam do Arranjo Produtivo Local, com a finalidade de discutir a construção da Casa do Mel, que se encontra em fase bastante adiantada”, revelou Fernandes.

O prefeito Luís Antonio Panone trações um panorama favorável em relação ao mercado agrícola leiteiro. “Com os apicultores, nós também chamamos os produtores para que eles organizassem uma Associação. Porque esse é o caminho que dará acesso ao crédito. Essa é uma outra parceria que envolve o Poder Público, a ParqTec, Senai e Sebrae, dentro do Arranjo Produtivo Local. Com relação ao leite, o mercado existe, está acessível, mas ainda não está disponível. Nós servimos leite na merenda, no Café da Manhã Solidário – que atende diariamente a mais de 700 trabalhadores rurais. Mas, não compramos o produto de vocês porque ainda não há um controle fitosanitário”, asseverou o chefe do Executivo descalvadense.

Para o prefeito, “ainda há mais mercado. Em junho do ano passado, o governo federal, por intermédio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) criou uma lei obrigando as prefeituras a comprarem 30% dos produtos destinados à merenda escolar da agricultura familiar, das cooperativas e associações. Na merenda, nós servimos seis mil refeições diárias. Portanto, mercado existe. E nós queremos comprar o leite de vocês. O problema é que a agricultura familiar em Descalvado ainda não está organizada, porém vamos construir a Casa do Mel e a Casa do Leite – que vão atender as ações do Poder Público”.

O presidente do ParqTec, professor Silvio Rosa, fez uma bem-humorada dinâmica de grupo. Chamado de “realizador de sonhos” pelo prefeito Panone, Silvio Rosa disse que o papel do ParqTec “é da porteira para fora. Nós somos a festa, os que vão fazer vocês ganharem dinheiro. Vamos ajudar a vender o produto de vocês – que vai ter de ter marca, qualidade e embalagem bonita. É preciso levantar os custos e baixá-los”.

De acordo com Silvio Rosa, é necessário agregar valor ao produto. “É melhor vender leite a colherada (nesse caso, na forma de iogurte) a que vender por galão. Mas, ainda não temos força, não temos dinheiro. A solução? Atender no atacado [via Associação]. É preciso trabalhar o tempo todo. Porque o prefeito já disse que quer comprar a produção de vocês, e eu vejo que ele e o secretário André estão empenhados nisso. Eles não querem comprar o leite dos concorrentes de vocês. E nós vamos vencer a concorrência apostando em tecnologia. E vamos gritar para o consumidor: ‘beba o leite Descalvado!’. Para isso é necessário melhorar o produto, para que ele fique acima de qualquer suspeita”.

Por fim, Ivan Correa, consultor especialista da cadeia produtiva do leite, do Sebrae, disse que “o alicerce existe e já está encaminhado. É hora de andar para frente e assumir responsabilidades. Isso faz parte do crescimento do nosso grupo”, finalizou. Em seguida, foram formados grupos visando discutir questões mercadológicas e técnicas, junto ao CATI.


  


Logo do Facebook Deixe seu comentário