Secretaria de Saúde esclarece sobre métodos definitivos de esterilização

Secretaria de Saúde esclarece sobre métodos definitivos de esterilização

Webmaster 14/04/2018 - 10:01
Município oferece opções para pessoas que decidiram não ter mais filhos. Vasectomia e laqueadura estão entre os procedimentos regulamentados para o atendimento de determinadas situações.



No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96. De acordo com a referida Lei, somente é permitida a esterilização voluntária em homens ou mulheres com capacidade civil plena, com idade superior a 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Nas mulheres, a laqueadura é uma cirurgia simples, realizada por ginecologista que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo a fecundação. Para evitar excessos tanto de partos por cesariana quanto de esterilização desnecessária, o Ministério da Saúde proíbe que essa cirurgia seja realizada no momento do parto, ao menos que seja comprovada a necessidade.

A cirurgia de laqueadura realizada no município de Descalvado é feita por via aberta [laparotomia], onde é feito um corte semelhante ao da operação cesariana. No pós operatório é necessário cuidados com a cicatrização da região operada.

Para os homens, a vasectomia é um procedimento que dura em média 20 minutos e é feito com anestesia local e sedação. O paciente é liberado em 3 horas sem necessidade de internação. O procedimento consiste em cortar os canais que levam os espermatozoides dos testículos ao local onde ficam armazenados até a ejaculação.

Após o procedimento, o homem continua com as suas funções eréteis normais e ejacula normalmente, porém seu sêmen não possui mais espermatozoides. A vasectomia não altera a libido masculina ou sensibilidade do pênis durante a relação sexual, assim como não o torna impotente.

Nenhum dos dois métodos diminui o prazer sexual. A recomendação médica é que esse procedimento seja feito após muita conversa e certeza entre o casal, já que a reversão é extremamente difícil.

Se você deseja fazer a laqueadura ou vasectomia, procure maiores informações na unidade de saúde de sua referência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário