Descalvado, 24 de Abril de 2018 Busca:   
Descalvado

Secretaria de Saúde esclarece sobre métodos definitivos de esterilização

14/04/2018

Município oferece opções para pessoas que decidiram não ter mais filhos. Vasectomia e laqueadura estão entre os procedimentos regulamentados para o atendimento de determinadas situações.



No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96. De acordo com a referida Lei, somente é permitida a esterilização voluntária em homens ou mulheres com capacidade civil plena, com idade superior a 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Nas mulheres, a laqueadura é uma cirurgia simples, realizada por ginecologista que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo a fecundação. Para evitar excessos tanto de partos por cesariana quanto de esterilização desnecessária, o Ministério da Saúde proíbe que essa cirurgia seja realizada no momento do parto, ao menos que seja comprovada a necessidade.

A cirurgia de laqueadura realizada no município de Descalvado é feita por via aberta [laparotomia], onde é feito um corte semelhante ao da operação cesariana. No pós operatório é necessário cuidados com a cicatrização da região operada.

Para os homens, a vasectomia é um procedimento que dura em média 20 minutos e é feito com anestesia local e sedação. O paciente é liberado em 3 horas sem necessidade de internação. O procedimento consiste em cortar os canais que levam os espermatozoides dos testículos ao local onde ficam armazenados até a ejaculação.

Após o procedimento, o homem continua com as suas funções eréteis normais e ejacula normalmente, porém seu sêmen não possui mais espermatozoides. A vasectomia não altera a libido masculina ou sensibilidade do pênis durante a relação sexual, assim como não o torna impotente.

Nenhum dos dois métodos diminui o prazer sexual. A recomendação médica é que esse procedimento seja feito após muita conversa e certeza entre o casal, já que a reversão é extremamente difícil.

Se você deseja fazer a laqueadura ou vasectomia, procure maiores informações na unidade de saúde de sua referência.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados