Reunião do Comitê de Arbovirose apresenta resultados de eliminação de focos de dengue

Reunião do Comitê de Arbovirose apresenta resultados de eliminação de focos de dengue

Webmaster 25/04/2018 - 21:45
Aconteceu na última terça-feira 24, o 4º Encontro do Comitê de Arbovirose do município de Descalvado, que contou com a presença de representantes de diversos segmentos do poder público municipal. O comitê tem como principal objetivo, a busca ao controle e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças relacionadas.

Durante a reunião, o Secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli, informou que neste ano de 2018 o município de Descalvado já notificou 32 casos de suspeita de dengue, sendo que deste total, 21 deram resultado negativo e apenas 3 positivo. Ainda são aguardados o resultado de outros 8 exames. Para a chikungunya, foram 4 notificações em 2018, todas com resultado negativo. Em relação ao vírus da Zika, não houve nenhuma notificação neste período.

O município de Descalvado tem se sobressaído dos demais da região. O trabalho do Comitê de Arbovirose tem possibilitado um olhar mais amplo em todos os setores, proporcionando o envolvimento das equipes de todas as secretarias municipais, da Polícia Militar, Santa Casa de Misericórdia e da Câmara Municipal, bem como do próprio Conselho Municipal de Saúde. O trabalho em conjunto tem refletido na conquista de importantes resultados tanto para a população, quanto para o município em si.

O Secretário de Saúde relatou ao comitê que o prefeito Becão tem recebido com satisfação os resultados apresentados pelo comitê, e reafirmou que o prefeito municipal pediu que o ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido, tanto por meio de ações de divulgação, quanto por meio do controle doméstico, continue.

SOBRE A DENGUE - A dengue é uma doença virótica transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode ser mortal. O mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes, quando as chuvas são mais abundantes. A reprodução se dá justamente em poças de água limpa e parada. O mosquito põe os ovos e depois de algumas semanas as larvas eclodem. O verão é a época de maior incidência da doença e, para prevenir a transmissão, algumas medidas são necessárias.

Veja abaixo algumas dicas para combater a proliferação do mosquito da dengue:
1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.

3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

4. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.

5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros flores, pedaços de garrafa, etc impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.

7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário