Projeto Edemar Guerra inicia-se em Descalvado com Grupo RAE

Projeto Edemar Guerra inicia-se em Descalvado com Grupo RAE

Webmaster 14/04/2010 - 14:18

Na noite de ontem (13) iniciou-se oficialmente o Projeto Ademar Guerra em Descalvado com a presença de Daniel da Silva Ribeiro, ator que está encarregado de lapidar ainda mais o talento já existente em todos os integrantes do RAE (Raizes, Arte e Expressão).
Esse projeto, que é feito pela Secretaria de Estado da Cultura contemplou 30 cidades esse ano e Descalvado é uma delas. Devemos esse feito ao brilhante trabalho do Décio Alfieri que esta a frente do grupo RAE, bem como ao Diretor de Cultura Municipal, Sr. Roberto Vilani.

O Projeto Ademar Guerra

A formação de público para o teatro começa, inevitavelmente, pelos grupos de teatro amador. São eles os responsáveis por incutir no público o gosto por essa arte milenar. Mais que isso, eles alimentam a vida cultural nos bairros, comunidades, igrejas e sindicatos de centenas de cidades do interior. Em muitos municípios, a atividade dos grupos sempre foi heróica e muitas vezes dependeu de solitários entusiastas que arrebanham os candidatos na comunidade e correm atrás de recursos para poder levar à cena seus projetos.

A Secretaria de Estado da Cultura sabe que as carências são muitas, sobretudo nas pequenas cidades distantes dos grandes centros, que não dispõem de escolas ou cursos suprir essa carência e revelar novos talentos. Em 1997, foi criado o projeto Ademar Guerra com o objetivo de incentivar e valorizar a produção teatral amadora. A Secretaria convidou atores e diretores para dar uma injeção de qualidade nos grupos. Semanalmente, eles dão suporte técnico para os para os candidatos a diretores, produtores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas dos grupos. Além disso, o trabalho possibilita a troca de informação e experimentação de novas linguagens cênicas.

O Ademar Guerra cumpre ainda o importante papel da inclusão cultural, uma das metas desta Secretaria. Aproveito para dar as boas-vindas aos novos grupos que, a partir de agora, passarão a ser assistidos pelo projeto

O Grupo RAE

Em 1991 um grupo de jovens da Comunidade Católica resolveu realizar a peça Paixão e Morte de Jesus cristo em praça pública em Descalvado. De 1991 a 1995 havia somente este evento na cidade no tocante ao teatro. Em 1995 um grupo, oriundos da Paixão de Cristo, reuniram-se e no dia 05 de outubro de 1995 criam o Grupo Teatral R A E - Raízes, Arte e Expressão. Entre os fundadores estão Décio Alfieri, Adalto, Juliana, Fernando, Reinaldo Danaga, Fuad Luis, Rose e Edna Vendramini. Neste mesmo dia, o grupo decide pela adaptação do filme Marcelino Pão e Vinho, para o palco e inicia então os ensaios da peça tendo sua estréia na semana do Natal de 1995 com recorde de público em tres apresentações em Descalvado. Em 1996, o grupo ensaia a peça A HORA DA DECISÃO de Rose Romão, integrante do grupo, com apresentações em Descalvado e região. No mesmo ano o grupo participa de uma performance com a música Roda Viva, de Chico Buarque, em um evento realizado pela Diretoria de cultura criticando a falta de incentivo cultural na cidade. Em 1997, 98 e 99 o grupo encena a peça Paraíso no Brasil, uma comédia de Décio Alfieri, apresentando em várias cidades da região inclusive participando do Mapa Cultural Paulista em 99.

Em 2000, o grupo reapresenta Marcelino Pão e Vinho com outro elenco, mas com mesmo sucesso. De 2001 a 2009 o grupo apresentou diversas peças, tais como Manchete de Jornal, As Lendas de Descalvado e Demência, todas escritas por Décio Alfieri, sendo que, em 2003 a peça Manchete de Jornal, drama sobre o cotidiano do submundo, foi premiada no Mapa Cultural Paulista com o prêmio Incentivo à Interpretação para as atrizes Fernanda Alfieri e Simone Rocatelli, e em 2009, no Festival de Santa Rita do Passa Quatro, recebeu o prêmio de melhor ator para Reinaldo Danaga. Em 2005 o grupo foi convidado pela Prefeitura de Conchal para realizar o encerramento do Ciclo de Palestras do Conselho Tutelar. Em 2009 a peça Demência participou do Mapa Cultural Paulista, fase municipal.

De 1991 a 1999 a peça teatral Paixão e Morte de Jesus Cristo era organizada pela comunidade católica de Descalvado com a participação do grupo R A E, sendo que, a partir de 2000 o grupo assumiu a montagem e direção do evento. Em 2009, com um projeto do vereador Sebastião José Ricci, a peça da Paixão e Morte de Jesus Cristo passa a figurar no calendário cultural do município.

Portanto, vale ressaltar que, se o Grupo Teatral e Cultural R A E - Raízes, Arte e Expressão, chegou a um nível de excelência e reconhecimento aqui na cidade e em toda a região, isso só foi possível ao trabalho e empenho de todos os atores que, desde o início, contribuíram para o sucesso.



Logo do Facebook Deixe seu comentário