Descalvado, 21 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Descalvado tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

12/05/2018

Secretaria de Saúde confirmou a existência de 1 caso suspeito de H1N1 no município. Mobilização acontece em todo Estado de SP, envolvendo mais de 36 mil profissionais em 6,5 mil postos fixos e volantes; SP já vacinou 3 milhões de paulistas desde o início da campanha.



A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 12 de maio, o \"Dia D\" da campanha de vacinação contra gripe.

Cerca de 36 mil profissionais estarão mobilizados para vacinar a população em mais de 6,5 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Em Descalvado, todos os Postos de Saúde do município estarão abertos para a imunização do público alvo da campanha.

Desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, 3 milhões de paulistas já foram imunizados. A expectativa é vacinar, até 1º de junho, 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

Considerando todo o território paulista, a meta da campanha de 2018 é vacinar mais de 4,3 milhões de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais; cerca de 2,4 milhões de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros; aproximadamente 2,3 milhões de crianças com idade a partir de seis meses e até cinco anos; 1,2 milhões de profissionais de saúde; 423 mil gestantes e 70 mil puérperas [com até 45 dias após o parto], entre outros.

Para Descalvado, a meta é imunizar 90% do´público alvo, que é composto por 500 crianças na faixa de 6 meses a 2 anos de idade; 1.049 crianças de 2 a 5 anos; 669 trabalhadores da área da saúde; 250 gestantes; 41 puérperas; 355 professores e 4.407 idosos, totalizando um público alvo de 7.271 pessoas. Além disso, a expecativa da Secretaria de Saúde é imunizar outras 2.250 doentes crônicos. O alerta especial é para que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos.

“O ‘Dia D’ deste sábado é uma oportunidade para que as pessoas que têm rotinas mais intensas durante a semana possam comparecer aos postos e garantir sua proteção contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível para todos os grupos do público-alvo”, afirma Chefe da Vigilancia Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde], a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A [H1N1], A [H3N2] e B.

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria Estadual, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Etapas da campanha de 2018:
* Etapa 1: iniciada em 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
* Etapa 2: iniciada em 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;
* Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;
* Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

SECRETARIA DE SAÚDE INVESTIGA CASO SUSPEITO DE GRIPE H1N1 – A Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado divulgou no final da manha desta sexta-feira [11], que está investigando um caso suspeito da gripe H1N1 no município.

De acordo com as informações, a paciente – uma mulher de 25 anos que reside no bairro Jardim Albertina – foi internada em uma área isolada da Santa Casa com a suspeita da doença. A equipe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado já encaminhou para o Instituto Aldolfo Lutz o material que foi colhido da paciente para confirmação ou não da suspeita. O resultado deve sair na próxima terça-feira. A paciente reside em Descalvado, mas trabalha em Porto Ferreira, município onde também foi registrada a suspeita de um caso da doença.

A equipe da Secretaria de Saúde de Descalvado ressaltou a importância da vacinação da população alvo na campanha que está acontecendo, visto que o caso que está sendo investigado em Descalvado trata-se de um paciente que não figura no público-alvo da campanha, o que reforça a necessidade da prevenção por meio da vacina.

Vale ressaltar também que na vizinha São Carlos, os exames do Instituto Adolfo Lutz confirmaram que o homem de 36 anos que morreu na segunda-feira [7], na Santa Casa daquela cidade, foi vítima do vírus da gripe H1N1. O resultado do exame saiu na quarta-feira [9], e é o segundo caso de morte por Influenza confirmado em São Carlos esse ano.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados