Descalvado, 25 de Maio de 2018 Busca:   
Descalvado

Doutoranda em enfermagem pela UFSCar, colombiana parabeniza trabalho desenvolvido pela equipe de atenção básica da Secretaria de Saúde de Descalvado

12/05/2018

Aconteceu na última segunda-feira [7], no prédio da Prefeitura Municipal de Descalvado, o último encontro com o grupo focal que contou com a presença das enfermeiras da rede básica de saúde do município. A reunião também contou com a participação da enfermeira colombiana, Lina Karina Bernal Ordoñez, que esta no Brasil para cursar doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Lina trouxe para as colegas descalvadenses um olhar externo sobre o trabalho realizado pelos profissionais da saúde junto à população descalvadense, através de trabalhos de empoderamento da saúde de cada indivíduo sobre sua vida, bem como da importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

A enfermeira colombiana apresentou a importância da troca de informações e experiências, da realização de reuniões e da participação da população. Ela também discorreu sobre os desafios de se trabalhar com o Sistema Único de Saúde [SUS] fora das consultas médicas, empoderando os pacientes para as questões preventivas com intuito de diminuir a procura por atendimentos emergenciais., reforçando portanto a importância de se trabalhar com a prevenção de enfermidades.

Ainda segundo a doutoranda, a rede bem articulada instalada em Descalvado é um diferencial enorme para o tratamento oferecido pelo SUS no município, frente a outras realidades que a mesma conhece dentro e fora do Brasil. A análise realizada foi muito positiva, sendo que o s resultados deverão ser apresentados até o final deste ano, quando Lina deverá retornar de uma viagem para o Canadá, onde fará a análise do que viu em Descalvado.

Por fim, Lina Ordoñez agradeceu pela disponibilidade e generosidade que encontrou no município, enfatizando que a importância da pesquisa realizada aqui, e destacou o trabalho educativo realizado para a otimização e melhora do serviço de saúde pública prestado no município. Na visão externa da doutoranda, o trabalho desenvolvido pela equipe multisetorial da Secretaria de Saúde de Descalvado é digna de parabéns.

“A análise positiva que recebemos da enfermeira colombiana, com doutorado na UFSCar, é mais um reflexo positivo do trabalho que estamos desenvolvendo em Descalvado, fruto das diretrizes elencadas pelo Prefeito Becão e pelo Vice Prefeito Luiz Carlos, que desde o início do ano passado, buscam oferecer o melhor atendimento em saúde para a nossa população”, disse o Secretário Wander Bonelli.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados