Saúde confirma segundo caso suspeito de Influenza A - H1N1

Saúde confirma segundo caso suspeito de Influenza A - H1N1

Webmaster 24/05/2018 - 12:26
A Vigilância Epidemiológica de Descalvado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado o segundo caso suspeito de Influenza A [H1N1- gripe suína] no município. A nova paciente com suspeita de H1N1 é uma mulher de 42 anos, residente no Bairro Jardim Belém. Os primeiros sintomas de gripe – febre, dor no corpo, coriza, entre outros – foram registrados no final de semana passada, sendo que a paciente acabou internada em uma área isolada da Santa Casa de Misericórdia no sábado, dia 19, após passar por atendimento. Na segunda-feira [21], foi realizada a coleta de material, que foi enviada no mesmo dia para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Cumprindo o critério de definição de caso suspeito, conforme protocolo do Ministério da Saúde, foi receitado ao paciente o medicamento antiviral oseltamivir [Tamiflu]. A medida – incluindo a internação em área isolada - atende protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira [23], o estado de saúde da paciente já era considerado bom, sendo que já existia a previsão de alta dentro das próximas 24 horas.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a paciente foi orientada a usar máscaras, evitar o contato próximo com outras pessoas e também a evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal como copos, talheres, roupas de banho e cama. Os familiares das duas pacientes com suspeita de H1N1 também receberam recomendações da equipe de profissionais de saúde.

AÇÕES - Além de cartazes informativos sobre a doença já afixados nas Unidades de Saúde, no hospital e no Pronto-Socorro Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde também vem reforçando os alertas sobre Influenza durante as visitas dos agentes dos programas de saúde.

Além disso, pacientes que tem procurado pelo atendimento nas unidade de saúde do município e que tem apresentado quadros de saúde compatíveis com suspeita da doença, também tem recebido tamiflu para tratamento e prevenção. No início de maio, a farmácia central do município contava com 100 caixas do medicamento, sendo que neste dia 23, o estoque contava com apenas 20, o que comprova de que o vírus da Influenza tem circulado pelo município.

As internações ocorrem quando os quadros clínicos dos pacientes se agravam, principalmente quando há um comprometimento do aparelho respiratório, como por exemplo, em razão de pneumonia. Nestes casos, o paciente é internado em área isolada, e além do tamiflu, eles recebem antibióticos e demais tratamentos específicos.

PRIMEIRO CASO – O primeiro caso suspeito de H1N1 em Descalvado foi comunicado pela Vigilância Epidemiológica no dia 11 de maio. A paciente era uma mulher de 25 anos e residente no Bairro Jardim Albertina, que também ficou internada em uma área isolada da Santa Casa. Após receber tratamento com tamiflu, a mulher apresentou melhora e recebeu alta poucos dias após a internação.

Segundo informou a Secretaria de Saúde, o resultado do exame realizado no material encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz ainda é aguardado. Ainda de acordo com a secretaria, a demora na divulgação do resultado se dá em razão do grande número de exames que têm sido enviado ao Instituto pelos diversos municípios do estado de São Paulo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário