Crianças são as menos vacinadas contra a gripe, diz Secretaria da Saúde

Crianças são as menos vacinadas contra a gripe, diz Secretaria da Saúde

Webmaster 26/05/2018 - 15:17
Campanha de vacinação contra o influenza termina no dia 1º de junho com menos da metade do público-alvo vacinado. Dentre as crianças entre 2 a 5 anos, somente 46% foram vacinadas.


Crianças entre dois e cinco anos fazem parte do público com direito à vacinação gratuita contra a gripe. No entanto, elas são as menos vacinadas em Descalvado: apenas 46% delas receberam a imunização, informou a Secretaria Municipal de Saúde. A campanha contra a gripe só ocorre uma vez por ano, geralmente antes do inverno, e a de 2018 acaba no dia 1º de junho.

A média de cobertura vacinal brasileira [índice usado pela pasta para medir a porcentagem de vacinados] está em 48%, com alguns estados com uma cobertura muito baixa [11,5%, como é o caso de Roraima].

Além das crianças, a vacina é indicada para idosos acima de 60 anos, indígenas, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais da saúde, gestantes e mulheres que tiveram parto há menos de 45 dias.

De modo geral, a cobertura vacinal está próxima do esperado, informou a Chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana. Até o dia 1º de junho, a pasta espera vacinar cerca de 9,5 mil pessoas, sendo que nesta quinta-feira [24], 76,5% desse índice já havia sido alcançado.

O grupo que mais se vacinou foi o de trabalhadores da saúde, com uma taxa de imunização de 103%, seguido dos professores [87%], puérperas [83%] e idosos [80%]. Apesar de estar acima da média regional, a expectativa da Secretaria de Saúde é de que o número de imunizações em gestantes e nas crianças na faixa etária de 6 meses à 2 anos aumente na próxima semana.

Logo do Facebook Deixe seu comentário