Prefeito age com rapidez e eficácia, fazendo com que ‘greve dos caminhoneiros’ não interro

Prefeito age com rapidez e eficácia, fazendo com que ‘greve dos caminhoneiros’ não interrompesse aulas e de serviços essenciais em Descalvado

Webmaster 29/05/2018 - 18:01
Ao contrário de que vem ocorrendo na maioria das cidades da nossa região - bem como em boa parte dos municípios brasileiros – em razão da greve dos caminhoneiros, a agilidade na tomada de decisões por parte do Prefeito Municipal Antonio Carlos Reschini – o Becão, e o seu vice, Luiz Carlos Vianna, evitou, até o momento, a interrupção dos serviços considerados essenciais, bem como a paralização de aulas dos alunos da rede municipal de ensino, de creches e de escolas infantis.

Desde que a paralização dos caminhoneiros ganhou força, em meados da semana passada, Becão e Luiz Carlos mobilizaram todas as Secretaria Municipais para definir algumas estratégias para eventual gerenciamento de crise em razão do desabastecimento, tanto de combustíveis quanto de insumos e alimentos. A prioridade, segundo determinação do Prefeito, é a de garantir a manutenção dos serviços básicos da área da saúde – especialmente do transporte de pacientes que estão sob tratamentos de risco [quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, cardíacos, dentre outros] -, assim como a continuidade do serviço de recolhimento de lixo doméstico, evitando o acúmulo em ruas e calçadas da cidade.

Outro ponto priorizado ainda na semana passada pela administração municipal, foi quanto a não paralização [já a partir desta segunda-feira, dia 28] das aulas da rede municipal de ensino, bem como das creches e das escolas infantis. Informado pelo Secretário de Educação e Cultura, Professor Marco A. Pratta, sobre o planejamento que foi feito pela secretaria para garantir o transporte de estudantes e o funcionamento do Serviço Municipal de Alimentação Escolar, o Prefeito Becão deu o aval necessário para que as aulas e a merenda fossem mantidas até a próxima quarta-feira [30], sem que haja qualquer prejuízo às crianças e alunos.

COLETA DE LIXO – Quanto à coleta de lixo doméstico, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos também priorizou o serviço, interrompendo momentaneamente a circulação de outros veículos que não são essenciais ao serviço público, de forma a garantir o combustível necessário para que o caminhão de lixo continue circulando até a próxima quarta-feira, dia 30. Em várias cidades do país, a coleta de lixo já foi paralisada desde a última sexta-feira.

TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA – Outra preocupação do Prefeito Becão e do Vice Luiz Carlos foi em relação ao sistema de tratamento e distribuição de água. Já há notícias de que algumas cidades tem tido dificuldades em receber os produtos químicos necessários para o tratamento da água distribuída. De acordo com Secretário de Abastecimento e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, desde o início da mobilização dos caminhoneiros, a secretaria já adotou um controle mais rígido na utilização do produtos químicos utilizados no tratamento da água, tanto na Estação de Tratamento de Água [ETA], localizada ao lado da Praça Deolindo Zaffalon, quanto nos 18 [dezoito] poços artesianos que fazem parte do sistema. Com a gestão que está sendo empregada, a Semarh pôde garantir que o sistema opere normalmente até meados da próxima semana, sem qualquer risco de desabastecimento.

Outra ação da Semarh foi quanto à suspensão momentânea dos serviços programados, como por exemplo, a ligação de novos pontos de água. A medida visa economizar combustível da frota da secretaria, sendo que neste momento, somente estão sendo realizados atendimentos emergenciais [vazamentos de água e esgoto].

GESTÃO RESPONSÁVEL – No início da manhã desta segunda-feira [2], o Prefeito convocou uma nova reunião com todo o secretariado, diretores e assessores, cuja pauta foi inteiramente dedicada ao gerenciamento da crise de abastecimento de combustíveis e de produtos em decorrência da greve dos caminhoneiros. O prefeito e o vice-prefeito ouviram de cada gestor público cada uma das ações que foram e estão sendo adotadas, e apesar de se mostrarem satisfeitos com os resultados apresentados, e a efetiva manutenção dos serviços essenciais, pediram o empenho de todos. “Vamos segurar aquilo que for possível para garantir o funcionamento daquilo que é essencial. Não vamos esperar acontecer [o pior] para depois ter que correr atrás do prejuízo. Neste momento, precisamos do empenho de todas as secretarias, para que a nossa população continue a contar com todos os serviços essenciais”, destacou o prefeito Becão.

Já o vice-prefeito falou da importância do entrosamento das equipes para garantir a normalidade dos serviços. “É muito importante mantermos esse entrosamento das secretarias durante esse momento de crise, em razão do desabastecimento de combustíveis e de diversos outros produtos. Com esse espírito de equipe e com a competência que cada um dos membros desta administração possui, conseguiremos superar este momento delicado pelo qual o país atravessa”, enfatizou.

ESTADO DE EMERGENCIA – Mesmo com todas as ações tomadas, o Prefeito Municipal decretou, também nesta segunda-feira [28], ‘Estado de Emergência Pública na Prestação de Serviços Públicos do Poder Executivo’. A medida visa garantir, caso necessário, a continuidade de alguns serviços que correm risco de paralização, caso a greve dos caminhoneiros se prolongue por mais tempo.
O documento prevê que, em razão da paralização nacional dos transportadores de cargas, que completou oito dias nesta segunda-feira, a Prefeitura Municipal poderá - unicamente em razão de garantir à população descalvadense o acesso a todos os serviços públicos indispensáveis à vida, e ante ao eminente estado de calamidade pública - requisitar a compra de bens e serviços diretamente de fornecedores, mediante cotações prévias de preços e declaração de impossibilidade de fornecimento por parte das empresas que já estão devidamente habilitadas no Poder Executivo Municipal.

O Decreto Municipal N.º 4.745 também prevê que poderão ser requisitados serviços de segurança pública de forma a garantir que o município tenha o regular abastecimento dos bens e serviços, adquiridos durante o período de emergência, o que significa dizer que a Prefeitura de Descalvado poderá inclusive requisitar escolta policial em eventuais aquisições, de modo a garantir que os serviços essenciais não sejam prejudicados durante o período de greve dos caminhoneiros.

A medida já foi colocada em prática, sendo que manhã desta terça-feira [29], um dos estabelecimentos comerciais habilitados para fornecer combustível para a frota municipal já recebeu um pedido, do qual estará sendo destinado exclusivamente para o abastecimento de veículos utilizados nos serviços essenciais e emergenciais.
Logo do Facebook Deixe seu comentário