Secretaria de Assistência Social e Polícia Militar buscam conscientizar motoristas sobre f

Secretaria de Assistência Social e Polícia Militar buscam conscientizar motoristas sobre faixa de pedestres

Webmaster 06/06/2018 - 21:45
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento [SADS], por meio da ‘Casa dos Projetos’, e a 3ª Companhia da Polícia Militar, com sede em Descalvado, realizaram na última quarta-feira de maio [dia 30], uma campanha de conscientização dos motoristas sobre o uso e o respeito a faixa de pedestres, garantindo mais segurança na travessia das ruas e avenidas.

Dois agentes da PM, acompanhados de jovens e adolescentes do ‘Programa Ação Jovem’, chamavam a atenção dos motoristas com uma faixa com a frase “Maio Amarelo – Segurança no Transito”. Durante a abordagem, os motoristas eram informados sobre a importância da faixa utilizada pelos pedestres, bem como receberam um panfleto e um adesivo. A ação aconteceu em dois pontos da cidade: nas proximidades da escola do Sesi e no cruzamento da Rua Bezerra Paes com a Avenida Guerino Oswaldo.

O Cabo PM de Campos - que também é o instrutor do Proerd aqui no município – disse que esta é a primeira vez que o projeto ‘Maio Amarelo’ é realizado em Descalvado, mas que deverá ser estendido para os próximos anos. “O nosso maior objetivo é o de incentivar o respeito às leis de transito”, relatou.

A Soldado Galvão disse que o foco principal da ação realizada neste ano, foi em relação a faixa de pedestre. Ainda de acordo a policial militar, foram entregues em torno de mil panfletos nas duas ações realizadas ao longo do dia.

A Coordenadora do programa ‘Ação Jovem’, Aparecida de Fátima, ressaltou a importância da iniciativa: “Queremos que motoristas e pedestres se respeitem e façam um trânsito mais seguro para todos”, disse.

A Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini, falou da importância da participação dos jovens na campanha, e reafirmou a participação e o apoio da secretaria em novos projetos desta envergadura. A SADS é pasta da qual o ‘Ação Jovem’ está vinculado.

Já o prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – congratulou o Capitão PM Daniel Veiga por mais esta parceria de sucesso entre a Prefeitura e a Polícia Militar de Descalvado, e enfatizou que ações deste tipo deverão se repetir, de forma a garantir a segurança tanto de pedestres quanto de motoristas e motociclistas.

Sobre o Maio Amarelo - Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas ‘Câncer de Mama e Câncer de Próstata’, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde [OMS] mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto [PIB].
Logo do Facebook Deixe seu comentário