Becão vai à Barretos para renovação do convênio com o Hospital do Câncer

Becão vai à Barretos para renovação do convênio com o Hospital do Câncer

Webmaster 09/06/2018 - 14:01
No último dia 5 de junho [terça-feira], o prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão -, acompanhado do Secretário Municipal de saúde, Wander Bonelli, da Diretora de Saúde Luiza Tinelli e da Enfermeira e Coordenadora do programa ‘Saúde da Mulher’, Juliana Mazaro, estiveram na cidade de Barretos para a renovação da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Hospital do Câncer de Barretos, para a realização dos exames de Papanicolau.

Firmado inicialmente em outubro de 2015, o convênio prevê que todo o material citopatológico [Papanicolau] coletado pela rede SUS em Descalvado, seja encaminhado ao setor de prevenção de câncer de colo de útero de Barretos, que faz o diagnóstico do material, bem como todos os demais procedimentos [encaminhamento e acompanhamento] das pacientes cujo resultado indicou alguma alteração.

O Hospital do Câncer de Barretos é um dos centros de referência em todo o Brasil, e o objetivo do programa é fazer a detecção precoce do câncer de colo de útero para que dessa forma, sejam diminuídos os casos de óbitos registrados em decorrência da doença. Além disso, o hospital oferece gratuitamente, parte do material necessário para a coleta do exame [spray de fixação e lâminas].

Com a renovação do convênio, a meta para o município de Descalvado passou para 3,6 mil exames no prazo de um ano. Em 2017, a Secretaria de Saúde realizou 3.229 exames de Papanicolau, sendo que 66 mulheres foram convocadas pelo Hospital de Barretos para a realização de novos procedimentos.

“Entendemos a importância da renovação desta parceria, que agora será monitorada, anualmente, pelo Hospital de Câncer. A saúde é prioridade para nossa gestão, e estamos empenhados em fazer o melhor para esta área. Agora, as mulheres devem fazer sua parte e procurar as Unidades de Saúde”, disse o prefeito Becão.

Mulheres diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada, tem praticamente 100% de chances de cura da doença. Por isso, o exame de Papanicolau é um exame que deve ser uma prioridade para todas as mulheres sexualmente ativas.

Confira abaixo os locais e horários de coleta nas unidades de saúde do município:
- Centro de Saúde: Todas as segundas e quartas-feiras, das 7h00 às 9h00;
- PSF Tamanduá: Todas as terças-feiras, a partir das 7h30. As quintas, a partir das 13h30;
- PSF Santa Cruz: Todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 13h00;
- PSF Jardim Colonial: Todas as quartas e sextas-feiras, o dia todo;
- PSF Jardim Albertina: Todas as sextas-feiras, a partir das 13h00;
- PSF São Sebastião: Todas as quartas-feiras, a partir das 14h00. As sextas, a partir das 13h00;
- PSF Morada do Sol: Todas as quartas-feiras, das 7h00 às 10h30, e das 13h00 às 15h00.

Logo do Facebook Deixe seu comentário