Semarh promove a terceira reforma de filtro da Estação de Tratamento de Tratamento de Água

Semarh promove a terceira reforma de filtro da Estação de Tratamento de Tratamento de Água

Webmaster 09/06/2018 - 14:03
A SEMARH iniciou na última semana, a reforma do filtro ‘1’ da Estação de Tratamento de Água [ETA], localizada na região da Praça Deolindo Zaffalon. O serviço consiste na substituição dos seixos [areias com granulometrias específicas], com um custo aproximado de R$ 10 mil. Esse é o primeiro filtro reformado neste ano, e o terceiro da gestão 2017-2020, complementando a meta da manutenção de todo o sistema de tratamento de água. A finalidade é proporcionar ao sistema de tratamento um funcionamento correto para garantir sua eficiência e garantir a qualidade da água fornecida à população.

Atualmente, a ETA opera com uma vazão média de 108 l/s, funcionando em média 18 horas por dia, sendo que nas 6 horas restantes opera com 40 l/s, diariamente. A capacidade nominal da ETA é de 120 l/s, com 6 filtros em funcionamento. Os filtros são compostos por quatro camadas de pedregulhos com tamanhos entre 50,8 mm e 6,35 mm e finalizando com areia com granulometria de 2,00 à 0,59 mm. Esse material deve ser trocado a cada 02 anos para manter a taxa de filtração ideal evitando transtornos e garantindo a qualidade da água. A lavagem dos filtros é feita diariamente e a água utilizada para a lavagem é reservada para decantação e reciclada, retornando ao sistema em média de 75% no total.

“Queremos garantir que os 65% da população que são abastecidas pelas represas Rosária e Calmon, recebam água de qualidade com controle rigoroso no acompanhamento do atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde” disse o Secretário Valdecir Marcolino.

De acordo com o Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – uma das metas dele e do seu vice, Luiz Carlos Viana, é a de promover a manutenção de todo o sistema de abastecimento de águia do município, garantindo água de qualidade e consequentemente mais saúde para toda a população. Para isso, destacou o prefeito, ‘contamos com o apoio e o empenho de toda a equipe técnica da SEMARH’, concluiu.

Logo do Facebook Deixe seu comentário