Descalvado, 14 de Agosto de 2018 Busca:   
Descalvado

Semarh promove a terceira reforma de filtro da Estação de Tratamento de Tratamento de Água

09/06/2018

A SEMARH iniciou na última semana, a reforma do filtro ‘1’ da Estação de Tratamento de Água [ETA], localizada na região da Praça Deolindo Zaffalon. O serviço consiste na substituição dos seixos [areias com granulometrias específicas], com um custo aproximado de R$ 10 mil. Esse é o primeiro filtro reformado neste ano, e o terceiro da gestão 2017-2020, complementando a meta da manutenção de todo o sistema de tratamento de água. A finalidade é proporcionar ao sistema de tratamento um funcionamento correto para garantir sua eficiência e garantir a qualidade da água fornecida à população.

Atualmente, a ETA opera com uma vazão média de 108 l/s, funcionando em média 18 horas por dia, sendo que nas 6 horas restantes opera com 40 l/s, diariamente. A capacidade nominal da ETA é de 120 l/s, com 6 filtros em funcionamento. Os filtros são compostos por quatro camadas de pedregulhos com tamanhos entre 50,8 mm e 6,35 mm e finalizando com areia com granulometria de 2,00 à 0,59 mm. Esse material deve ser trocado a cada 02 anos para manter a taxa de filtração ideal evitando transtornos e garantindo a qualidade da água. A lavagem dos filtros é feita diariamente e a água utilizada para a lavagem é reservada para decantação e reciclada, retornando ao sistema em média de 75% no total.

“Queremos garantir que os 65% da população que são abastecidas pelas represas Rosária e Calmon, recebam água de qualidade com controle rigoroso no acompanhamento do atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde” disse o Secretário Valdecir Marcolino.

De acordo com o Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – uma das metas dele e do seu vice, Luiz Carlos Viana, é a de promover a manutenção de todo o sistema de abastecimento de águia do município, garantindo água de qualidade e consequentemente mais saúde para toda a população. Para isso, destacou o prefeito, ‘contamos com o apoio e o empenho de toda a equipe técnica da SEMARH’, concluiu.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados