Escolas Municipais ganham um ‘Cinemateca’ e duas ‘Brinquedoteca’ da Ipiranga Agroindustria

Escolas Municipais ganham um ‘Cinemateca’ e duas ‘Brinquedoteca’ da Ipiranga Agroindustrial

Webmaster 16/06/2018 - 09:23
Três escolas municipais de Descalvado foram contempladas nesta semana, por meio de um projeto patrocinado pela Ipiranga Agroindustrial, com a entrega de estruturas e equipamentos para a instalação de um ‘Cinemateca’ e duas ‘Brinquedotecas’. A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal [por meio da Secretaria de Educação], Usina Ipiranga, Incentivar Produções e pela Sancell Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes a importantes obras cinematográficas nacionais e internacionais, bem como a livros e brinquedos.

A entrega da estrutura e dos equipamentos contou com a presença do Prefeito Becão, do Secretário de Educação e Cultura, Marco A. Pratta, além de diretores e assessores. Também acompanharam a solenidade de entrega, o representante da Ipiranga Agroindustrial, Alessandro Espíndolo, da empresa Komedi [especialista na gestão e produção de projetos culturais e esportivos], Peterson Ricardo, bem como diretores, coordenadores pedagógicos e alunos das três unidades de ensino contempladas no projeto.

Durante a solenidade de entrega do Cinemateca, o Prefeito Becão destacou a importância destas novas ferramentas para o aprendizado das crianças e adolescentes, especialmente quando elas são direcionadas para as comunidades mais carentes. Becão também enalteceu a inciativa da Ipiranga Agroindustrial, que tem fomentado diversas atividades de cunho social em nosso município, relembrando a todos sobre outras ações que a empresa patrocina como o ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ e o ‘Bom de Nota, Bom de Bola’.

Ambas as ações fazem parte de um projeto do Governo Federal, junto ao Ministério da Cultura com empresas privadas, visando levar novas ferramentas educativas às escolas, gerando um apoio à aprendizagem das crianças.

CINEMATECA – A EMEF Dr. Cid Muniz Barreto [CAIC], localizada no Bairro Morada do Sol, foi contemplada com o projeto ‘Cinemateca – Escola & Vida 2”. Ao todo, 380 alunos serão beneficiados com o projeto, que fornece à instituição de ensino inúmeros títulos de filmes e livros, além de projetor e caixas de som. “O mote principal da criação de uma cinemateca é ampliar o universo cultural dos jovens. Acreditamos que a diversidade de práticas culturais contribui para o desenvolvimento humano e queremos que jovens e crianças reconheçam esse valor”, explicou o representante do Grupo Komedi, Peterson Ricardo.

A utilização do Cinamateca também é direcionada ao público em geral. A ideia é atender a demanda de comunidades locais por equipamento audiovisual, videoteca e biblioteca, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas da comunidade. O projeto é uma produção da Incentivar.

O projeto Cinemateca faz parte do programa Escola e Vida. Está em sua segunda edição, e tem como objetivo, promover o acesso a obras literárias infantis e audiovisuais socioeducativas para mais de 80 mil crianças e jovens.

BRINQUEDOTECAS – A EMEF Profª. Thereza dos Anjos Puoli [do Jardim Bela Vista] e a CEI Dirce Pereira Fonseca [no Bosque do Tamanduá] foram contempladas com uma brinquedoteca cada, que inclui mais de 50 livros e brinquedos. As doações fazem parte do projeto “Brinquedoteca – A Arte de Brincar”, e são produzidas pela Sancell Produções.

O projeto tem como objetivo ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura, permitindo que crianças das mais variadas camadas sociais, tenham o acesso irrestrito à cultura, contribuindo para a difusão da leitura de livros e acessibilidade às brincadeiras. “As brinquedotecas são fontes de aprendizagem e conhecimento, estimulando a leitura e a criatividade por meio de atividades lúdicas, a socialização, a iniciativa, a linguagem e o desenvolvimento motriz. Os brinquedos e livros são a porta de entrada para o mundo das histórias reais e imaginárias. É a partir deles que o trabalho se desenvolve, ampliando o repertório cultural das crianças, convidando-as a conhecer enredos diversos e a lidar com seus mais variados sentimentos”, ressalta o Coordenador de Marketing da Sancell Produções, Welson Ribeiro.

A Ipiranga Agroindustrial procura participar da vida de seus funcionários e esta doação é uma forma de contribuir para a educação de seus filhos”, acrescenta Rosiane de Souza da Ipiranga Agroindustrial.
Logo do Facebook Deixe seu comentário