Desenvolvimento do Turismo vai ser discutido com a sociedade

Desenvolvimento do Turismo vai ser discutido com a sociedade

Webmaster 14/04/2010 - 23:09
Plano Diretor será analisado pelo Comtur

Trabalho é resultado de visitas e pesquisas realizadas ao longo de um ano com o intuito de identificar atrações turísticas da cidade

Depois de receber o documento com o Plano Diretor de Turismo, concebido pela USP-São Paulo, a SELT - Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo passa a analisar as suas diretrizes para colocar efetivamente em prática as ações voltadas ao desenvolvimento turístico do município.

O Plano Diretor de Turismo subsidiará o município com informações, propostas de ação e projetos para a implantação futura na contribuição para geração de emprego e renda, valorização dos atrativos naturais e culturais, capacitação e qualificação profissional, diversificação da oferta turística, aumento dos fluxos de demanda, projetos de infra estrutura e capacitação de investidores privados.

A intenção do secretário de turismo Paulinho Saggiorato é promover a primeira reunião do novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para, de posse do Plano Diretor, se iniciar a etapa de análise e as primeiras discussões sobre o setor.

“Vamos dar início agora uma das mais importantes etapas, que é a análise e a discussão do Plano Diretor com a sociedade. Temos em mãos uma ferramenta importante para que possamos, de uma vez por todas, alavancar o turismo no município. Se isso vai acontecer a curto ou longo prazo vai depender da atuação de toda a comunidade e a importância que o governo municipal vai dar ao trabalho”, ressaltou o secretário.

Durante todo o processo de estudos a diagnósticos feitos pelos alunos da USP-São Paulo, foram visitados e apontados como recursos naturais com potencialidade turística o Morro de Descalvado, Salto do Pântano, Rio Mogi-Guaçu, Estância N.S. Pântano, Represa da Rosária, Parque Ecológico Sebastião Fiocchi, Cachoeira da Bocaina, Cachoeira do Índio, Salto do gasoso, Parque Ecológico Mario Barros Gentil, Cachoeira Santana e como atrativos culturais as fazendas históricas como Bela Aliança, Bandeira, Palmeira, Santa Isabel e outras, além dos casarões históricos ainda existentes..

Além dos atrativos naturais foi feito um inventário de toda a Infra Estrutura Básica (acesso, saneamento, abastecimento de água, limpeza pública, energia elétrica, transporte urbano, sinalização), de Equipamentos e Serviços (Saúde, comunicação, Assistência Médica, Segurança), Infra Estrutura Turística (Hospedagem, Alimentação, Eventos e Entretenimentos). Análise da Demanda Turística.

Segundo o secretário, o patrimônio histórico e arquitetônico também não escapou da análise dos universitários. “Temos em mãos, por exemplo, a fotografia de muitos Casarões antigos que hoje já não existem, como é o caso do existente onde está localizado o Banco Bradesco. Este trabalho foi realizado com arquivos fotográficos do Governo do Estado de São Paulo. Junto com as fotografias antigas estão as fotografias dos imóveis atuais”.

Depois de feito uma radiografia do município e as suas potencialidades turísticas, o Plano Diretor de Turismo apresenta 15 propostas para o início do trabalho para, entre outras coisas, Resgate da História de Descalvado, Criação de Circuitos Internos de Visitação, Reforma da Fachada dos Casarões, Sinalização das Fazendas Históricas e da cidade, Criação do Turismo Industrial, Plano de Manejo para a APA de Descalvado, Estruturação dos potenciais atrativos naturais para visitação, Criação de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Descalvado foi o primeiro município a ser contemplado com um Plano Diretor de Turismo, onde os atrativos naturais e culturais foram georeferenciados, isto é, com cada atrativo podendo ser localizado através de GPS e inserido nos sites de busca por satélite.

O Plano não estipula prazos fechados para o cumprimento das propostas, pois estas particularidades, como os recursos financeiros estimados, ficam por conta da administração municipal.

De acordo com o Paulinho Saggiorato, algumas medidas propostas no Plano já foram tomadas pela administração municipal, como a implantação do Centro de Informações Turísticas, que será instalado na Estação da Fepasa, no final deste mês de abril. Além disso, o Conselho Municipal de Turismo estará se reunindo para analisar o Plano Diretor e propor as primeiras ações, conforme já divulgado



Logo do Facebook Deixe seu comentário