Descalvado, 23 de Setembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Campanha “Dois Bichos” leva equipes da Secretaria de Saúde às escolas de Descalvado

23/06/2018

No início do mês de junho [8/6], a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, realizou a ‘CAMPANHA DE ELIMINAÇÃO DOS DOIS BICHOS’, do Ministério da Saúde. A ação tem o objetivo de identificar casos suspeitos de hanseníase e verminoses e encaminhar para tratamento, bem como conscientizar alunos, responsáveis, professores e demais funcionários sobre os sinais e sintomas dessas doenças e as formas de se proteger contra elas.

Para isso, são feitas palestras explicativas e uma escuta individual de cada estudante, bem como o preenchimento de ficha informativa de autoimagem e a realização de exames de contato para detecção de casos novos de hanseníase. O público alvo da campanha foram as crianças de 5 a 14 anos.

Neste ano, a mobilização atingiu 222 alunos da EMEF Professora Dirce Sartori Serpentino, localizada no Bairro Jardim Albertina. Por se tratar de medicação e exames, para participar da campanha, as crianças e adolescentes necessitam de autorização dos pais. A metodologia da Vigilância Epidemiológica e USF Raphael Chiareto foram participar da reunião de pais e deixando os impressos para a autorização e no outro dia aplicando os procedimentos naqueles alunos que os pais autorizaram.

A Enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descalvado, relata que a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. De acordo com Maria de Lourdes, a participação das crianças e adolescentes na campanha é imprescindível para a eliminação das doenças que fazem muitas vítimas ao redor do mundo.

A hanseníase ou ‘Mal de Hansen’ é uma doença causada pelo bacilo chamado Mycobacterium leprae, e afeta os nervos e a pele. Se não for tratada, pode causar deformidades que muitas vezes levam ao isolamento social dos pacientes e à discriminação.

Já as geohelmintíases ou ‘Bicho da Barriga’ são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados