Descalvado, 18 de Setembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Em três anos e meio, Descalvado reduz em quase 100% o número de casos de dengue

30/06/2018

Descalvado tem apresentado resultados positivos no combate às arboviroses. Comparando os dados entre o início de 2015 e o primeiro semestre de 2018, a redução do número de pessoas infectadas foi de quase 100%, caindo de 1.238 casos de dengue confirmados em 2015, para apenas 3 ao longo dos primeiro seis meses deste ano.

De acordo com os dados obtidos até o momento, o município de Descalvado tem, em 2018, um total de 40 casos notificados para arboviroses [dados acumulados até a 26ª semana epidemiológica]. Desse total, apenas 3 casos de dengue foram confirmados, e 37 apresentaram resultado negativo. Quando analisamos os dados comparativos, observamos uma redução de 99,76% ao longo dos últimos três anos e meio. Em 2015, a Vigilância Epidemiológica registrou um total de 1.539 notificações, sendo que 1.238 casos foram confirmados e 301 deram negativo. Graças a um trabalho efetivo do Comitê de Arbovirose do município de Descalvado, no ano seguinte [2016], registrou-se uma grande redução dos casos notificados [apenas 200], sendo que apenas 39 deram positivos e 161 negativos.

Em 2017, o número de notificações caiu um pouco mais, passando para um total de 165 [32 casos positivos e 133 negativos]. Para o primeiro semestre de 2018, os números apresentaram uma redução ainda mais significativa, com apenas 40 casos notificados, sendo que desses apenas 3 apresentaram resultado positivo para dengue, e os outros 37 deram negativo.

O grande diferencial do município, com relação a outras cidades da região, é a atuação do Comitê de Arbovirose e das equipes de Controle de Vetores. O projeto funciona como um sistema de monitoramento com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses [doenças transmitidas por meio de vetores]. O principal diferencial é o monitoramento contínuo que consegue identificar as áreas de maior risco para ocorrência de surtos e epidemias, além de estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível.

“Fazemos análises diárias e de casa em casa. Se identificarmos alguma região que esteja com um índice maior, fazemos um trabalho específico naquela região. Esse é um grande diferencial. É um programa muito sensível a mudanças de comportamento!”, disseram o Chefe do Serviço de Controle de Vetores de Descalvado, Silvio Franceschini, e a Chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

Para o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, a participação da população no controle e eliminação de focos para vetores também contribuiu consideravelmente para a queda do número de pessoas infectadas. “Nós estamos fazendo a nossa parte, mas sem a ajuda da população, o nosso trabalho cai por terra. Daí a importância da participação da população nessa queda considerável dos índices de doenças e de notificações”, explicou o Secretário.

Outra grande melhora apontada pelo Chefe do Serviço de Controle de Vetores foi quanto ao Índice Breteau [IB], que revela se há risco ou não de proliferação do Aedes aegypti. Entre 2015 e 2017, o IB do município ficou em 8. Este ano, caiu para 3.

De acordo com o IB, é possível saber a densidade de larva do Aedes e, assim, identificar a região que está mais vulnerável ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo a Organização Mundial de Saúde [OMS] o índice ideal deve ser menor que um, onde é considerado tolerável. De 1 a 3,9 já é considerado situação de alerta, e acima de 4 é considerado risco de surto.

“Esse resultado extremamente positivo para a nossa cidade deve-se em muito pelo ótimo trabalho que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo. Mas eu gostaria de parabenizar também toda a nossa população, que entendeu a importância dessa batalha e está colaborando imensamente para eliminarmos a dengue aqui na nossa cidade. O resultado apresentado pelo Comitê de Arbovirose nesta semana mostra que estamos fazendo a nossa lição de casa, e coloca Descalvado na frente de muitas cidades da nossa região”, comemorou o prefeito Becão.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados