Seminarista Thiago Cruz, nascido em Descalvado, é ordenado Diácono Transitório para a Dioc

Seminarista Thiago Cruz, nascido em Descalvado, é ordenado Diácono Transitório para a Diocese de Limeira

Webmaster 01/07/2018 - 13:17
Este domingo, primeiro de julho, torna-se extremamente especial para seis seminaristas, em especial para Thiago Cruz, nascido em Descalvado, que na tarde de hoje, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana, às 15h, será, junto com companheiros, ordenado Diácono Transitório, pela imposição das mãos e oração consecratória do Bispo Diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, e posteriormente, ao final de 2018, receberão o segundo grau da Ordem, o Presbiterado.

O que é Diácono?
Diácono é o “título” dado ao primeiro grau do Sacramento da Ordem, imprimindo caráter ao candidato, tornando-o ministro ordenado da Igreja Católica Apostólica Romana. Neste sentido, os diáconos devem estar à serviço da Igreja, segundo sua função específica, ou seja, de ser servidor do Evangelho, da liturgia e da caridade.

A palavra diácono surgiu a partir do grego “diakonos", que significa "atendente" ou "servente da mesa". De acordo com a sagrada doutrina, o diácono católico é o "servo de Deus", responsável em espalhar a Sua Palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da Igreja e dos irmãos e irmãs.

Na Igreja Católica, o ministério ordenado é formado pela distinção em três graus do sacramento da Ordem: O episcopado, o presbiterado e o diaconato. Em outras denominações religiosas também existem os diáconos, que da mesma forma auxiliam os pastores com tarefas para cuidar da Igreja.

O papel do diácono nas Igrejas Católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo e pastoral nas dioceses e paróquias até funções sociais como o cuidado com os pobres e sofredores. Além disso, o diácono também pode realizar alguns sacramentos e atos litúrgicos, como Batismo, assistência de Matrimônio e outras bênçãos específicas.

Conhecendo um pouco do Thiago Cruz

THIAGO GONÇALVES DA CRUZ nasceu em Descalvado, aos 04 dias de novembro de 1992. Tem 25 anos. É filho de Olavo Gonçalves da Cruz Junior e Célia Aparecida Vicente da Cruz. Tem uma irmã, chamada Graziela Gonçalves da Cruz.

Durante seus estudos primários, frequentou, nos anos de 1996 a 1999, a EMEI Santa Cruz das Almas - atualmente EMEI Monsenhor José Canônico [1996-1999]. Realizou seu Ensino Fundamental no Centro Educacional SESI 205 [2000-2007] e o Ensino Médio na Escola Estadual José Ferreira da Silva – Ginásio [2008-2010]. É graduado em Licenciatura plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [2012-2014] e está em fase de conclusão do Bacharelado em Teologia pela mesma universidade [2015-2018].

Iniciou seu processo de discernimento vocacional em 2010. Após um período de acompanhamento pelo pároco e pela equipe formativa, foi admitido ao Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores [Propedêutico] no ano de 2011, tendo como primeiro reitor o padre Isaías Daniel. No final do mesmo ano prestou vestibular na PUC-Campinas e, posteriormente, mediante aprovação, ingressou no seminário diocesano São João Maria Vianney, localizado no município de Campinas. Durante os 8 anos de formação, o seminarista realizou seus estágios pastorais nas seguintes paróquias: 2011/2012 – Paróquia Nossa Senhora do Belém [Descalvado]; 2013/2014 – Paróquia São Benedito [Limeira]; 2015/2016 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida [Conchal]; 2017 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro [Americana] e em 2018 retornou à sua cidade e paróquia de origem em vista de preparar sua ordenação diaconal.

Durante seu ministério diaconal, Thiago Cruz desempenhará suas funções na Paróquia Nossa Senhora do Belém, em Descalvado, sob orientação do pároco Padre Élcio Roberto Medeiros. Após esse período de aproximadamente cinco meses, será ordenado presbítero em data que posteriormente será divulgada pela Diocese de Limeira.

Tem como Lema de Ordenação Diaconal: “Servi ao Senhor com alegria” [Sl 100,2].

Logo do Facebook Deixe seu comentário