Secretaria de Educação e Cultura investe em capacitação para os professores da Rede Munici

Secretaria de Educação e Cultura investe em capacitação para os professores da Rede Municipal em encerramento do PNAIC

Webmaster 06/07/2018 - 22:15
A Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] realizou no último dia 26 de junho, o encontro de professores que marcou o encerramento do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – para as turmas de 2017/2018. Na ocasião, os professores participaram de uma palestra com o Professor Especialista Márcio Bernardes, que teve por objetivo apresentar diversas e diferentes ferramentas lúdicas a serem trabalhas pelos participantes em suas aulas, ressaltando sempre a importância do brincar, usando o corpo e a ludicidade como uma ferramenta poderosa de ensino.

Durante sua colocação, o palestrante acentuou que “Aprender é Bom! Aprender brincando é muito melhor!”, levando os participantes a refletirem sobre o ato de brincar como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno. Na dinâmica do encontro, o professor enfatizou a necessidade de atribuir sentido a cada brincadeira que é proposta às crianças, apresentando um repertório de atividades aos participantes utilizando o corpo - “Nosso maior brinquedo” - nas palavras do palestrante. Partindo desta importante ferramenta, desenvolveu várias atividades lúdicas sem ou com quase nenhum outro material.

Houve uma participação efetiva dos professores que se envolveram nas atividades propostas com base em uma metodologia lúdica, usando a recreação como pilar reflexivo, e os jogos cooperativos como estratégia para alcançar um aprendizado significativo e de excelência.

Na ocasião, participaram também os professores de Educação Física do Ensino Fundamental II e do Projeto Criança dada a temática da palestra, propiciando um olhar para as atividades já desenvolvidas e a possibilidade de ampliar e diversificar o processo de aprendizagem construído com as crianças atendidas pela rede municipal.

O PNAIC é uma proposta nacional que teve como princípio norteador as ações teórico-práticas referentes aos processos que envolvem a aprendizagem da leitura, da escrita e os fundamentos da matemática, tendo como foco à alfabetização e o letramento. Seu objetivo é proporcionar o conhecimento e a exploração das possibilidades de uso dos materiais didáticos disponíveis na rede pública do estado de São Paulo, com foco nos conteúdos relacionados à língua materna e linguagem matemática. Em Descalvado, a turma 2017/2018 é a quinta turma a ser qualificada pelo programa.

A formação proporcionada é mais um investimento da Secretaria de Educação e Cultura na capacitação dos professores da rede municipal.

Logo do Facebook Deixe seu comentário