Descalvado, 22 de Setembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Palestra da Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-SP encerra atividades da ‘Campanha de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa’

06/07/2018

A palestra da renomada Dra. Adriana Maria de Fávari Viel, advogada, membro da Comissão do Idoso do Conselho Federal da OAB e Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-SP, encerrou a semana de atividades da ‘Campanha de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa’, realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] de Descalvado e pelo Conselho Municipal do Idoso.

A palestra aconteceu no dia 15 de Junho, no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença de autoridades municipais, membros do Conselho Municipal do Idoso, assistentes sociais e profissionais que atuam direta ou indiretamente com a população idosa.

A campanha de conscientização e compreensão da violência contra a pessoa idosa foi idealizada a partir de uma demanda levantada pelo Centro de Referência de Assistência Social [CREAS] do município, que verificou um aumento no número de violências praticadas contra o idoso, que vão desde o abuso financeiro, maus tratos, abandono, negligência e violência física e/ou psicológica. Durante o período em que a campanha foi realizada, as equipes se distribuíram em três pontos de grande circulação de pessoas, onde foram distribuídos informativos e um convite à população para comparecerem na palestra realizada no dia 15 de junho. Além disso, as equipes do Conselho Municipal do Idoso e do CREAS também visitaram as Unidades de Saúde do município, realizando o mesmo trabalho de divulgação e informação.

Todas as ações realizadas foram consideradas extremamente positivas, sendo que o grande propósito de se contribuir para reverter o quadro de violações de direitos da pessoa idosa, por meio do apoio a promoção de campanhas educativas e informativas, foi alcançado.

As equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da primeira-dama do município, Maria do Carmo Marcatto Reschini, e da Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Flávia Teresa Moreira dos Santos, agradeceram a todos as pessoas envolvidas nas ações realizadas durante a campanha, e em especial a todos os Conselheiros, a Assistente Social do CREAS, Larissa Augusta dos Santos, e a psicóloga e coordenadora do CREAS, Liliana Casati, que com a ajuda da sua filha e de seu marido Maurício, abrilhantaram as visitas às USF’s tocando e cantando lindas canções.






divulgou esta semana que deverá realizar no próximo mês de junho, a ‘Campanha de Conscientização e Combate à Violência contra a População Idosa’, A partir desta demanda, o propôs a realização de uma campanha de conscientização da população a respeito do tema “Violência contra a pessoa Idosa”. Esta ação conjunta vai envolver diversos setores como a Assistência Social, os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS], a OAB/Descalvado, a Secretaria de Saúde, e o próprio Conselho Municipal do Idoso.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini, “é fundamental falarmos sobre a violência contra a pessoa idosa, ficarmos atentos aos sinais e ajudá-los a restabelecer as relações familiares. Estamos no século do envelhecimento e não podemos ficar na cultura da indiferença, impaciência e desprezo em relação à velhice, pois o avanço da medicina tem alongado a expectativa de vida da sociedade que agora precisa se abrir ao acolhimento da longevidade para que eles possam se sentir como parte viva da família e da comunidade. A violência, muitas das vezes, vem de quem deveria cuidar deles”, destacou Maria do Carmo.

SOBRE A CAMPANHA
A campanha ocorrerá no dia 9 de junho, no período compreendido entre as 9h e 11h. Divididos em três equipes, atuarão em 3 locais distintos [Jaú Serve Supermercados, Supermercado Doni e no cruzamento ao lado do Fórum], onde serão distribuídos folhetos abordando os principais tipos de violência contra os idosos, bem como prestando informações e tirando todas as dúvidas da população.

Já nos dias 11, 12, 13, e 14, as equipes estarão nas UBS do município [nos postos de saúde], no horário compreendido entre 9h e 11h, bem como no período da tarde [entre 14h e 16h], com o mesmo procedimento de distribuição de folders e fornecendo informações aos usuários. Nestas ocasiões, haverá também a participação especial do músico Maurício Gabrielli, acompanhado da filha, a cantora mirim Camila Casati Gabrielli, que farão uma bela apresentação, tornando o ambiente mais receptivo e acolhedor.

A campanha se encerrará no dia 15 de Junho, com uma palestra da Dra. Adriana Maria de Fávari Viel, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-SP, que fará a abordagem do tema \"FLUXOGRAMA DA REDE DE DIREITO DA PESSOA IDOSA E OS DESAFIOS FRENTE AO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO\". A palestra será aberta a todos os interessados, e será realizada no dia 15/06/2018 às 19h30 na Câmara Municipal de Descalvado.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados