Unidades de Saúde realizam ‘Arraiá da Prevenção e do Cuidado’

Unidades de Saúde realizam ‘Arraiá da Prevenção e do Cuidado’

Webmaster 13/07/2018 - 23:40
Aconteceu no dia 29 de junho, na Unidade de Saúde da Família ‘Raphael Chiarello’, localizada no Parque Milênio, o “Arraiá da Prevenção”. O evento foi uma proposta da equipe da Secretaria de Saúde para realização de ações preventivas a população do bairro.

Neste dia foram realizados testes rápidos [HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C] pela enfermeira Marilia Gabriela Tassim Ghelero, bem como foram feitas aferições de pressão arterial, glicemia, coleta de Papanicolau, coleta de escarro [BK], orientações de saúde bucal e cálculo de IMC. Além da parte preventiva, a direção da USF disponibilizou brinquedos interativos para as crianças, além da presença do mascote representando o ‘Mosquito da dengue’ do bem.

No período da tarde foi realizado um sensacional bingo, com brindes arrecadados no comércio local. Participaram em média 60 pessoas.

Veja abaixo o resultado do ‘Arraiá da Prevenção’:
- Prevenção saúde bucal – 45 pessoas
- Papanicolau- 18
- Testes rápidos- 54
- Pressão arterial e glicemia – 80
- IMC- vou ver com o NASF

‘ARRAIÁ DO CUIDADO’ – Já no último dia 4 de julho, foi realizado na USF ‘Maria Martins Kastein’, localizada no bairro Morada do Sol, o segundo ‘Arraiá do Cuidado’, onde a comunidade pode desfrutar de atividades lúdicas para as crianças, comidas típicas juninas, música ao vivo e a realização de exames preventivos.

Durante o ‘Arraiá’ foram coletados 13 exames de BK [Tuberculose], 36 exames preventivos de câncer de colo do útero [ Papanicolau] e a realização de 25 testes rápidos de hepatite C, mostrando a importância do evento como forma de atrair a atenção dos usuários para a prevenção à saúde.

O evento do ano anterior já havia sido um sucesso, com excelente feedback da população, sendo que esta segunda edição mostrou que esse tipo de evento conquistou o carinho da população, vindo para ficar.

As equipes da USF e da Secretaria de Saúde mais uma vez agradecem a todos usuários e colaboradores que fizeram o evento possível.
Logo do Facebook Deixe seu comentário