Empresários reclamam da falta de conscientização de alguns munícipes na conservação de pra

Empresários reclamam da falta de conscientização de alguns munícipes na conservação de praças públicas

Webmaster 26/07/2018 - 22:30
O que era para ser motivo de orgulho e incentivo para outras pessoas está se tornando alvo de reclamação e insatisfação por aqueles que estão dedicando tempo e dispondo do próprio dinheiro para manter algumas das praças da cidade limpas e muito mais bonitas.

Instituída pelas Leis Municipais N.º 2.105, de 3 de Abril de 2001, e 4.126, de 20 de Novembro de 2017, o programa conhecido como “Adote uma Praça” ou “Empresa Amiga das Nossas Praças” estimula a formação de parcerias entre o Poder Público e o setor privado, por meio de empresas, clubes e/ou associações, objetivando a implantação, conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais do município de Descalvado.

A participação das empresas ou instituições privadas compreende na responsabilidade em fornecer, na forma de doação, todos os materiais utilizados na manutenção dos espaços públicos, de forma a garantir lazer e qualidade de vida à população.

Em maio do ano passado, o empresário Aparecido Donizetti Cerantola, mais conhecido como o Doni do Supermercado, procurou a Secretaria Municipal de Agricultura [SEAPA] e fez a doação uma grande quantidade de mudas de flores e plantas de folhagens para a revitalização da área de jardins da Praça da Igreja Nossa Senhora do Belém [Praça da Matriz], um dos cartões postais de Descalvado.

Desde então, Doni vem mantendo com muito carinho e dedicação os canteiros da principal praça da cidade. Porém, parece que a iniciativa também despertou a vontade de alguns munícipes, que se aproveitam da boa ação do empresário para furtar diversas mudas plantadas com todo o cuidado pela equipe da SEAPA. Somente na semana passada, diversas mudas plantadas recentemente – entre manacás da serra, hortênsias e outras espécies - foram furtadas durante a madrugada. Infelizmente, não foi a primeira vez que este tipo de crime acabou sendo cometido.

ANIMAIS PASTANDO NA PRAÇA – Não bastassem os furtos e alguns atos praticados por vândalos, que em determinadas situações também se aproveitam para destruir canteiros e bancos de diversas praças – nesta semana um fato inusitado também chamou a atenção de algumas pessoas. Desde julho do ano passado, a Praça Reverendo Alva Hardie, localizada na Avenida Cel. Manoel Leme [ao lado da Prefeitura Municipal] vem sendo cuidada pelo empresário Odair José Colucci – o ‘Preá’ – que também mantém no local uma trailer para venda de açaí. Investindo cerca de R$ 1 mil por mês na conservação da praça, Preá foi surpreendido na manhã da última quarta-feira [25], quando ao chegar em seu local de trabalho constatou que os canteiros estavam bastante danificados ou destruídos. Algumas das espécies plantadas – como icsórias, coqueiros e até um pé de pitanga – simplesmente haviam desaparecido.

Sem entender muito bem o que poderia ter acontecido, o empresário chegou a suspeitar de que alguém teria deixado – propositalmente - algum animal de grande porte para se alimentar da grama e das plantas ali existentes, em razão das pegadas e do estrume encontrados no local. Na verdade, um pouco mais tarde Preá soube que pelo menos 7 vacas foram vistas ‘pastando’ na praça, causando vários estragos. Até o momento, porém, não foi possível identificar quem seria o proprietário dos animais.

FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO – Para o Prefeito Becão, ambos os casos citados nesta reportagem são exemplos da falta de colaboração e de conscientização de alguns poucos munícipes, que por meio de atos de vandalismo ou de omissão, acabam contribuindo para que os danos sejam causados. “Essa situação de destruição de praças e locais públicos que estão sendo mantidos por parceiros da Prefeitura, nos deixa muito tristes! Acompanho com atenção o belo trabalho que o Doni e o Preá estão fazendo nessas duas praças, e constatar que algumas pessoas não estão dando a devida importância para esse gesto de doação e de boa vontade, faz com que todos nós da Prefeitura fiquemos em alerta para identificar essa pequena parcela da população que está cometendo tais crimes!”, desabafou o prefeito municipal.
Logo do Facebook Deixe seu comentário