Descalvado, 16 de Outubro de 2018 Busca:   
Descalvado

Empresários reclamam da falta de conscientização de alguns munícipes na conservação de praças públicas

26/07/2018

O que era para ser motivo de orgulho e incentivo para outras pessoas está se tornando alvo de reclamação e insatisfação por aqueles que estão dedicando tempo e dispondo do próprio dinheiro para manter algumas das praças da cidade limpas e muito mais bonitas.

Instituída pelas Leis Municipais N.º 2.105, de 3 de Abril de 2001, e 4.126, de 20 de Novembro de 2017, o programa conhecido como “Adote uma Praça” ou “Empresa Amiga das Nossas Praças” estimula a formação de parcerias entre o Poder Público e o setor privado, por meio de empresas, clubes e/ou associações, objetivando a implantação, conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais do município de Descalvado.

A participação das empresas ou instituições privadas compreende na responsabilidade em fornecer, na forma de doação, todos os materiais utilizados na manutenção dos espaços públicos, de forma a garantir lazer e qualidade de vida à população.

Em maio do ano passado, o empresário Aparecido Donizetti Cerantola, mais conhecido como o Doni do Supermercado, procurou a Secretaria Municipal de Agricultura [SEAPA] e fez a doação uma grande quantidade de mudas de flores e plantas de folhagens para a revitalização da área de jardins da Praça da Igreja Nossa Senhora do Belém [Praça da Matriz], um dos cartões postais de Descalvado.

Desde então, Doni vem mantendo com muito carinho e dedicação os canteiros da principal praça da cidade. Porém, parece que a iniciativa também despertou a vontade de alguns munícipes, que se aproveitam da boa ação do empresário para furtar diversas mudas plantadas com todo o cuidado pela equipe da SEAPA. Somente na semana passada, diversas mudas plantadas recentemente – entre manacás da serra, hortênsias e outras espécies - foram furtadas durante a madrugada. Infelizmente, não foi a primeira vez que este tipo de crime acabou sendo cometido.

ANIMAIS PASTANDO NA PRAÇA – Não bastassem os furtos e alguns atos praticados por vândalos, que em determinadas situações também se aproveitam para destruir canteiros e bancos de diversas praças – nesta semana um fato inusitado também chamou a atenção de algumas pessoas. Desde julho do ano passado, a Praça Reverendo Alva Hardie, localizada na Avenida Cel. Manoel Leme [ao lado da Prefeitura Municipal] vem sendo cuidada pelo empresário Odair José Colucci – o ‘Preá’ – que também mantém no local uma trailer para venda de açaí. Investindo cerca de R$ 1 mil por mês na conservação da praça, Preá foi surpreendido na manhã da última quarta-feira [25], quando ao chegar em seu local de trabalho constatou que os canteiros estavam bastante danificados ou destruídos. Algumas das espécies plantadas – como icsórias, coqueiros e até um pé de pitanga – simplesmente haviam desaparecido.

Sem entender muito bem o que poderia ter acontecido, o empresário chegou a suspeitar de que alguém teria deixado – propositalmente - algum animal de grande porte para se alimentar da grama e das plantas ali existentes, em razão das pegadas e do estrume encontrados no local. Na verdade, um pouco mais tarde Preá soube que pelo menos 7 vacas foram vistas ‘pastando’ na praça, causando vários estragos. Até o momento, porém, não foi possível identificar quem seria o proprietário dos animais.

FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO – Para o Prefeito Becão, ambos os casos citados nesta reportagem são exemplos da falta de colaboração e de conscientização de alguns poucos munícipes, que por meio de atos de vandalismo ou de omissão, acabam contribuindo para que os danos sejam causados. “Essa situação de destruição de praças e locais públicos que estão sendo mantidos por parceiros da Prefeitura, nos deixa muito tristes! Acompanho com atenção o belo trabalho que o Doni e o Preá estão fazendo nessas duas praças, e constatar que algumas pessoas não estão dando a devida importância para esse gesto de doação e de boa vontade, faz com que todos nós da Prefeitura fiquemos em alerta para identificar essa pequena parcela da população que está cometendo tais crimes!”, desabafou o prefeito municipal.




Voltar


Empresários reclamam da falta de conscientização de alguns munícipes na conservação de praças públic


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados