Descalvado recebe Certificado de Qualidade por atingir os melhores indicadores do banco de

Descalvado recebe Certificado de Qualidade por atingir os melhores indicadores do banco de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade

Webmaster 03/08/2018 - 23:00
A Secretaria de Saúde do município de Descalvado recebeu nesta terça-feira [31], o Prêmio Estadual SIM e Sinasc, entregue pela Secretaria do Estado de Saúde a um seleto grupo de Prefeituras que se destacaram ao longo do ano de 2017. Foram premiadas as cidades paulistas que alcançaram qualidade de coleta, preenchimento e digitação das informações de mortalidade e nascidos vivos. O evento ocorreu na Faculdade de Medicina da USP [Universidade de São Paulo], em São Paulo.

Estiveram em SP representando o município de Descalvado, o Secretário de Saúde Wander Bonelli, e a responsável pela alimentação das informações coletadas no Centro de Saúde, Vera Bortoletto. Além da premiação, o evento também contou com a palestra “Saúde e Cidades: em busca de melhores dados vitais”, que foi apresentada pelo professor Doutor Paulo Saldiva, que é diretor do Instituto de Estudos Avançados [IEA] da Universidade de São Paulo. Outra apresentação da programação foi “Sementes para um novo tempo”, liderada por Walmir Cedotti, da Faculdade de Medicina da USP.

Descalvado concorreu com 382 cidades do Estado, mas apenas 46 municípios atingiram todos os critérios e parâmetros da premiação. A placa comemorativa foi entregue ao Secretário de Saúde, que estava acompanhado da servidora responsável pela captação e envio das informações, Vera Bortoletto. No total, a solenidade premiou 131 municípios e 27 GVE [Gerência de Vigilância Epidemiológica], em diversas categorias.

“Estamos muito honrados em receber esse prêmio para a Secretaria da Saúde de Descalvadao. Nossa vigilância epidemiológica vem atuando em seu trabalho com muita habilidade e empenho, então esse reconhecimento é merecido”, disse o secretário.

O Sistema de Informações de Mortalidade [SIM] e o Sinasc são sistemas informatizados com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo o território nacional. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. Esta é a segunda vez que Descalvado recebe o premio: em 2016, a cidade também ocupou posição de destaque entre os municípios do estado de SP.

No dia seguinte a premiação, o Prefeito Becão recebeu das mãos de Bonelli o ‘Certificado de Qualidade’ entregue em SP. Acompanharam o Prefeito Municipal o vice-prefeito Luiz Carlos Viana, o Secretário de Administração Diego da Global e o vereador Pastor Adilson Gonçalves. Becão cumprimentou toda a equipe da Secretaria de Saúde, e em nome da administração municipal ratificou os parabéns pela excelência do trabalho de toda a equipe da saúde do nosso município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário