Descalvado, 20 de Outubro de 2018 Busca:   
Descalvado

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite segue até o dia 31 de agosto

17/08/2018

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite segue até dia 31 de agosto em Descalvado, em quatro postos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha teve início no último sábado [4] e tem como objetivo imunizar crianças contra as duas graves doenças.

De modo geral, essa campanha é de extrema importância, mas neste ano, dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite, ela passa a ser fundamental para a saúde pública, comentou o Secretário de Saúde, Wander Bonelli.

A poliomielite é uma doença viral aguda, de gravidade variável, que pode apresentar sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, vômitos e paralisias. Quando apresenta o quadro de paralisia pode deixar sequelas permanentes, principalmente nos membros inferiores. A transmissão pode ser direta de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, pelo contato indireto por meio de alimentos, objetos e água contaminados com fezes de doentes e portadores da doença.

Já o sarampo é uma doença viral aguda que pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite, otite, entre outras. O quadro clínico é caracterizado por febre alta, manchas vermelhas por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meios das secreções que expelimos pelo ar ao tossir, espirrar ou falar.

QUEM PODE TOMAR A VACINA?
Contra poliomielite podem se vacinar crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa ‘gotinha’. Já contra o sarampo, podem se imunizar crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

No dia 18 de agosto [sábado], acontece mais um Dia D de mobilização, quando todas as UBSs funcionam normalmente, das 8h às 17h, com o objetivo de atender aquelas pessoas que por algum motivo não conseguem levar as crianças durante a semana.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
No município de Descalvado, a campanha está sendo realizada entre os dias 4 e 31 de agosto. A Secretaria de Saúde disponibilizou quatro postos de vacinação fixos:
- Centro de Saúde Vital Brasil - Segunda a sexta, das 8:00 as 10:30 e das 13:30 as 16:00;
- USF Morada do Sol – Sextas-feiras, das 8:00 as 10:30;
- USF Jardim Albertina – Quartas-feiras, das 8:00 as 10:30;
- USF Tamanduá – Quintas-feiras, das 8:00 as 10:30.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados