Descalvado tem 2º ‘Dia D’ de vacinação contra polio e sarampo neste sábado

Descalvado tem 2º ‘Dia D’ de vacinação contra polio e sarampo neste sábado

Webmaster 17/08/2018 - 13:47
Todas as cidades do estado de São Paulo terão novo ‘Dia D’ no sábado, 18 de agosto;
meta da campanha é imunizar 2,2 milhões de crianças entre 1 ano e menores de 5 anos.



A Secretaria de Saúde realiza neste sábado [18], o segundo ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil [poliomielite]. A campanha também será realizada em todo o estado de SP, onde serão disponibilizados 5,8 mil postos de vacinação fixos e volantes, atendendo das 8h às 17h. Em Descalvado, serão disponibilizados 4 postos de vacinação [Veja os locais abaixo]. Cerca de 38,4 mil profissionais estão mobilizados na campanha do Estado, com suporte de aproximadamente 2,8 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos.
Até o momento, foram aplicadas 1.775.984 doses de ambas as vacinas nas crianças paulistas com idade entre 1 e 5 anos incompletos. É o que aponta o balanço feito pela Secretaria, com base nos dados informados pelos municípios desde 4 de agosto, quando a campanha começou com ‘Dia D’ extra de vacinação realizado exclusivamente em SP.

Nesse período, 895.773 crianças foram vacinadas contra pólio e 880.211 contra sarampo em SP. Somente na região de Araraquara foram 39.400 doses, resultando na imunização de 19.880 crianças contra pólio e 19.520 contra sarampo.

A população-alvo prevista na campanha é de 2,2 milhões de crianças paulistas, sendo 45,2 mil delas da região de Araraquara.

É fundamental que os pais ou responsáveis levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos até 31 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. A meta é imunizar pelo menos 95% das crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos.

A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.A Secretaria também orientou as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos. Além deste produto, os municípios também estão recebendo a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.

De acordo com a Secretaria estadual, não há motivo para preocupação. No Brasil, a incidência de alergia ao leite de vaca é de 2%, portanto, trata-se de uma situação rara, explicou Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria. A reação alérgica pode ter como sintomas coceira, náusea, diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão do alimento ou produto com o componente. Diante de qualquer suspeita, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ao médico.

Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.

POSTOS DE VACINAÇÃO EM DESCALVADO - No município de Descalvado, a campanha será até o dia 31 de agosto. A Secretaria de Saúde disponibilizará 4 postos de vacinação fixos:

- Centro de Saúde Vital Brasil - Segunda a sexta, das 8:00 as 10:30 e das 13:30 as 16:00;
- USF Morada do Sol – Sextas-feiras, das 8:00 as 10:30;
- USF Jardim Albertina – Quartas-feiras, das 8:00 as 10:30;
- USF Tamanduá – Quintas-feiras, das 8:00 as 10:30.

Neste sábado [18], estes postos estarão abertos das 8:00 as 17:00 para o ‘Dia D’ de vacinação. É necessário levar a carteirinha de vacina e o cartão SUS, já que nestas datas estarão sendo regularizadas outras vacinas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário