Administração Becão e Luiz Carlos inaugurará a nova Farmácia Municipal no próximo dia 6 de

Administração Becão e Luiz Carlos inaugurará a nova Farmácia Municipal no próximo dia 6 de setembro

Webmaster 31/08/2018 - 20:23
Para proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a ampliação nos atendimentos à população, será inaugurada na próxima quinta-feira [6/9], a Farmácia Municipal de Descalvado.

O novo prédio conta com estrutura ampla e adequada para acomodar os usuários. Além disso, com a inauguração da farmácia, a Secretaria Municipal de Saúde também vai ampliar o horário de atendimento à população, funcionando de segunda à sexta, das 7h30 às 17h00 [sem interrupção no horário de almoço], permitindo assim o aumento do número de atendimentos aos cidadãos. O local também conta com mais guichês, mobiliário renovado, ar-condicionado e oferece acessibilidade às pessoas com deficiências.

Atualmente instalada junto ao Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, a Farmácia Municipal atende cerca de 250 usuários por dia, sendo este número considerado relativamente elevado, tendo em vista o espaço e as acomodações disponíveis, situação que acaba prejudicando a qualidade dos serviços. No setor do almoxarifado, além das dificuldades em razão do espaço bastante limitado, também ocorrem problemas estruturais como ventilação inadequada, umidade e outros pontos importantes que necessitavam de constante manutenção.

Em razão disso, a disponibilização de um novo e amplo espaço para acomodar a Farmácia Municipal era uma das metas da administração do Prefeito Becão e do Vice Luiz Carlos Viana. Com localização centralizada, serviços de atenção e assistência farmacêutica e uma equipe composta por servidores comprometidos [incluindo 2 farmacêuticas em tempo integral para auxiliar o cidadão da melhor forma e garantir seu tratamento com eficácia e segurança], a população agora terá um atendimento muito mais eficiente e organizado.

Nessa primeira etapa de mudanças da assistência farmacêutica, as Unidades de Saúde da Família ainda contarão com o suporte farmacêutico para atendimento de medicação de atendimento imediato como analgésicos, antitérmicos, anticoncepcionais, injetáveis e medicamentos para diabetes e hipertensão.

De forma conjunta à inauguração das novas instalações, a Secretaria de Saúde também dará início à informatização da entrega de medicamentos. Esse sistema será vinculado ao prontuário eletrônico do paciente, proporcionando melhor suporte no controle de compras e de estoque, além de possibilitar à equipe médica, farmacêutica e de enfermagem, a verificação de quais medicamentos foram retirados pelo paciente com quantidades e datas, e facilitando e agilizando o trabalho da equipe de saúde na intervenção de casos onde os pacientes possuem dificuldade com a administração da medicação e adesão ao tratamento.

O município atende hoje com uma padronização de aproximadamente 200 medicamentos entre atenção básica e psicotrópicos, e mais de 120 medicamentos do programa Alto Custo e outros 30 do programa de estratégicos.

A estruturação da Assistência Farmacêutica é um dos grandes desafios que se apresenta aos gestores e profissionais do SUS, quer pelos recursos financeiros envolvidos, quer pela necessidade de aperfeiçoamento contínuo com a busca de novas estratégias para o seu gerenciamento.

O Secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli, relatou que não há dúvidas de que a inauguração da nova Farmácia Municipal proporcionará um serviço de melhor qualidade à população, e permitirá melhor organização, logística, gerenciamento e otimização na distribuição de medicamentos, evitando inclusive o desperdício e uma melhor aplicação de recursos públicos.

SERVIÇO:
Inauguração da Farmácia Municipal
Data: 6 de Setembro
Hora: 10h00
Endereço: Rua XV de Novembro, Nº 351-A, no centro

Logo do Facebook Deixe seu comentário