Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Descalvado terá noite inédita dedicada à música clássica

10/09/2018

No próximo domingo [9], a Orquestra Experimental da UFSCar [Universidade Federal de São Carlos] fará uma apresentação no palco principal da Praça da Matriz, em Descalvado. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, e faz parte do calendário oficial das festividades de aniversário de 186 anos de Descalvado.

A Orquestra Filarmônica de Descalvado fará a abertura da noite especialmente dedicada à musica clássica, do qual também contará com uma estrutura especialmente montada para acomodar o público, incluindo o da 3ª idade.

As apresentações foram agendadas para acontecerem a partir das 20h00, na Praça da Matriz.

SOBRE A ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS [UFSCAR]
A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] nasceu em 1991, a partir da prática instrumental dos alunos de musicalização, sob a coordenação da profa. Ilza Joly. Ao longo destes 27 anos de história, o grupo diversificou seu instrumental, repertório e após muito experimentar, junta hoje, sob a regência de Carol Joly e a direção musical de Lucas Joly, 100 músicos da comunidade de São Carlos e região e alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, em sua maioria jovens, o que torna a orquestra um grupo animado e irreverente.

O nome Experimental surgiu da mescla de diferentes instrumentos: violinos, violoncelos, flautas transversais, trompetes, trombones, clarinetes, que são encontrados nas orquestras tradicionais; junto com baixo elétrico, bateria, teclado, sanfona, saxofone das bandas populares; somados à flauta doce e xilofone Orff usados na iniciação musical. Esta mistura lhe confere um som singular, também proporcionado pelos arranjos e composições realizados especialmente para o grupo, que valorizam as diferentes sonoridades, ritmos, e melodias de um repertório focado principalmente na música brasileira, mas que perpassa a música erudita e as trilhas sonoras de filmes conhecidos pelo público.

Ao longo destes anos, o trabalho foi reconhecido e elogiado por inúmeros artistas do cenário cultural brasileiro, o que proporcionou shows com: Oswaldinho do Acordeom, Paulo Moura, Ivan Vilela, Mozart Terra, Adalto Soares, Nailor Proveta, entre outros. Em 2014, a Orquestra foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Internacional da ISME [International Society for Music Education], em Porto Alegre, tocou no Festival de Inverno de Gramado e em diferentes oportunidades fez campanhas culturais para a Coca-Cola e a EPTV Globo, com concertos em diversas cidades do Brasil.

Um dos principais objetivos da Orquestra é a divulgação da música brasileira em concertos que exploram a diversidade de nossos ritmos e melodias, em apresentações que emocionam e que animam o público de todas as idades.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados