Descalvado, 16 de Dezembro de 2018 Busca:   
Descalvado

‘Casa do Leite’ é oficialmente inaugurada por Becão e Luiz Carlos

27/09/2018

Projeto que propõe o arranjo da cadeia produtiva do leite do município foi oficialmente entregue para a Associação dos Produtores de Leite de Descalvado.


No último dia 21 de setembro, a Prefeitura de Descalvado – por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA], entregou oficialmente as instalações do prédio que abriga a ‘Casa do Leite’ de Descalvado. A solenidade contou com a presença do Prefeito Becão, do vice Luiz Carlos, da Diretora de Agricultura e Abastecimento, Maria Cristina Casteglione Roque [representando toda a equipe da agricultura de Descalvado], dos membros da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado [APLD], dos vereadores Adilson Gonçalves, Reinaldo Ninja e Sebastião Ricci, dos representantes da Fundação Banco do Brasil, do Sebrae-SP, da empresa Agroambiental, além de secretários, diretores e assessores da Prefeitura e demais convidados.

A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando a importantes setores do mercado. Apesar de ser um grande importador de lácteos, o Brasil abriga um dos maiores rebanhos produtivos do mundo, com 23 milhões de cabeças, ficando atrás somente da Índia. No período de 2000 a 2015, a produção cresceu 72,3%: o rebanho aumentou 28,7% e a produtividade, 33,8%, porém ainda é baixa, de 1.525 litros/vaca/ano, um dos menores índices entre os principais países produtores de leite. Os sistemas típicos variam de 23 vacas até 320 animais em lactação. É um setor importante no agronegócio brasileiro e emprega mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição na produção mundial de leite, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da Índia e da China.

Com o empenho da administração do prefeito Becão e do vice Luiz Carlos Viana, a Prefeitura entregou para os produtores descalvadenses este que deverá ser um exemplo para todo o país: um novo e importante projeto, que poderá trazer mais renda, mais qualidade e acima de tudo, mais fortalecimento para a economia de Descalvado.

Tão logo inicie suas atividades, a ‘Casa do Leite’ vai contribuir para que o município de Descalvado – que já possui forte identidade no setor por ser uma importante bacia leiteira do estado de SP – de um importante salto para o desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

O PROJETO – Iniciado no ano de 2010, o projeto da “Casa do Leite” tem por objetivo melhorar a infraestrutura e o apoio à cadeia produtiva do leite, com a aquisição e disponibilização de diversos equipamentos a fim de promover melhorias na qualidade do leite e facilitando a comercialização do produto dos pequenos produtores rurais.

Além do Projeto “Casa do Leite”, a Prefeitura de Descalvado também já vinha apoiando a cadeia produtiva do leite, com o auxílio na formação da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado, a APLD. A Associação foi formalizada com o objetivo de administrara a “Casa do Leite”, de forma a industrializar a produção local do leite.

Além da Prefeitura, a Associação também contou com o apoio do Parqtec/Sebrae de São Carlos para o desenvolvimento do nome, da marca e da identidade visual dos produtos que deverão ser industrializados na ‘Casa do Leite’. Este trabalho resultou na criação da marca “Simplesmente”, bem como dos rótulos e embalagens para o leite, manteiga, iogurte, mussarela, dentre outros. Essa fase do projeto contou com recursos financeiros do próprio Sebrae, bem como da administração municipal.

Também em maio de 2010, uma nova Lei autorizou um convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para a compra dos equipamentos. Estas aquisições incluíram uma contra partida da Prefeitura para a construção do prédio.

Outros convênios posteriores também permitiram a aquisição de mais equipamentos essenciais para o funcionamento da Casa do Leite, e apesar de ao longo deste período o projeto ter passado por alguns entraves [até mesmo de uma ocorrência onde a ‘Casa do Leite’ acabou sendo vítima de um furto de grandes proporções], com o empenho do prefeito, do vice-prefeito, das equipes da Secretaria de Agricultura, do Sebrae e da Fundação Banco do Brasil, este empreendimento enfim foi entregue para cumprir o seu principal objetivo: fomentar e impulsionar ainda mais a cadeia produtiva de leite de Descalvado.

SOBRE A APLD - Fundada no ano de 2015, a Associação dos Produtores de Leite de Descalvado – APLD já está em sua 3ª gestão. Sob a presidência de Luis Antonio Colucci – o ‘Baiano’- e com o apoio e auxílio do produtor João Prescinotti e demais associados, a associação elaborou um projeto de financiamento junto à Fundação Banco do Brasil, com o apoio da SEBRAE e da equipe da SEAPA, do qual resultou, no ano passado, na liberação de novos recursos para a compra de mais equipamentos de forma a complementar aqueles que já haviam sido adquiridos pela Prefeitura Municipal. A expectativa agora é de quem em breve, a ‘Casa do leite’ de Descalvado esteja em pleno funcionamento, colocando a marca’ Simplesmente’ nas prateleiras de todos os estabelecimentos de Descalvado.




Voltar


‘Casa do Leite’ é oficialmente inaugurada por Becão e Luiz Carlos


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados