‘Casa do Leite’ é oficialmente inaugurada por Becão e Luiz Carlos

‘Casa do Leite’ é oficialmente inaugurada por Becão e Luiz Carlos

Webmaster 27/09/2018 - 23:42
Projeto que propõe o arranjo da cadeia produtiva do leite do município foi oficialmente entregue para a Associação dos Produtores de Leite de Descalvado.


No último dia 21 de setembro, a Prefeitura de Descalvado – por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA], entregou oficialmente as instalações do prédio que abriga a ‘Casa do Leite’ de Descalvado. A solenidade contou com a presença do Prefeito Becão, do vice Luiz Carlos, da Diretora de Agricultura e Abastecimento, Maria Cristina Casteglione Roque [representando toda a equipe da agricultura de Descalvado], dos membros da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado [APLD], dos vereadores Adilson Gonçalves, Reinaldo Ninja e Sebastião Ricci, dos representantes da Fundação Banco do Brasil, do Sebrae-SP, da empresa Agroambiental, além de secretários, diretores e assessores da Prefeitura e demais convidados.

A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando a importantes setores do mercado. Apesar de ser um grande importador de lácteos, o Brasil abriga um dos maiores rebanhos produtivos do mundo, com 23 milhões de cabeças, ficando atrás somente da Índia. No período de 2000 a 2015, a produção cresceu 72,3%: o rebanho aumentou 28,7% e a produtividade, 33,8%, porém ainda é baixa, de 1.525 litros/vaca/ano, um dos menores índices entre os principais países produtores de leite. Os sistemas típicos variam de 23 vacas até 320 animais em lactação. É um setor importante no agronegócio brasileiro e emprega mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição na produção mundial de leite, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da Índia e da China.

Com o empenho da administração do prefeito Becão e do vice Luiz Carlos Viana, a Prefeitura entregou para os produtores descalvadenses este que deverá ser um exemplo para todo o país: um novo e importante projeto, que poderá trazer mais renda, mais qualidade e acima de tudo, mais fortalecimento para a economia de Descalvado.

Tão logo inicie suas atividades, a ‘Casa do Leite’ vai contribuir para que o município de Descalvado – que já possui forte identidade no setor por ser uma importante bacia leiteira do estado de SP – de um importante salto para o desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

O PROJETO – Iniciado no ano de 2010, o projeto da “Casa do Leite” tem por objetivo melhorar a infraestrutura e o apoio à cadeia produtiva do leite, com a aquisição e disponibilização de diversos equipamentos a fim de promover melhorias na qualidade do leite e facilitando a comercialização do produto dos pequenos produtores rurais.

Além do Projeto “Casa do Leite”, a Prefeitura de Descalvado também já vinha apoiando a cadeia produtiva do leite, com o auxílio na formação da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado, a APLD. A Associação foi formalizada com o objetivo de administrara a “Casa do Leite”, de forma a industrializar a produção local do leite.

Além da Prefeitura, a Associação também contou com o apoio do Parqtec/Sebrae de São Carlos para o desenvolvimento do nome, da marca e da identidade visual dos produtos que deverão ser industrializados na ‘Casa do Leite’. Este trabalho resultou na criação da marca “Simplesmente”, bem como dos rótulos e embalagens para o leite, manteiga, iogurte, mussarela, dentre outros. Essa fase do projeto contou com recursos financeiros do próprio Sebrae, bem como da administração municipal.

Também em maio de 2010, uma nova Lei autorizou um convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para a compra dos equipamentos. Estas aquisições incluíram uma contra partida da Prefeitura para a construção do prédio.

Outros convênios posteriores também permitiram a aquisição de mais equipamentos essenciais para o funcionamento da Casa do Leite, e apesar de ao longo deste período o projeto ter passado por alguns entraves [até mesmo de uma ocorrência onde a ‘Casa do Leite’ acabou sendo vítima de um furto de grandes proporções], com o empenho do prefeito, do vice-prefeito, das equipes da Secretaria de Agricultura, do Sebrae e da Fundação Banco do Brasil, este empreendimento enfim foi entregue para cumprir o seu principal objetivo: fomentar e impulsionar ainda mais a cadeia produtiva de leite de Descalvado.

SOBRE A APLD - Fundada no ano de 2015, a Associação dos Produtores de Leite de Descalvado – APLD já está em sua 3ª gestão. Sob a presidência de Luis Antonio Colucci – o ‘Baiano’- e com o apoio e auxílio do produtor João Prescinotti e demais associados, a associação elaborou um projeto de financiamento junto à Fundação Banco do Brasil, com o apoio da SEBRAE e da equipe da SEAPA, do qual resultou, no ano passado, na liberação de novos recursos para a compra de mais equipamentos de forma a complementar aqueles que já haviam sido adquiridos pela Prefeitura Municipal. A expectativa agora é de quem em breve, a ‘Casa do leite’ de Descalvado esteja em pleno funcionamento, colocando a marca’ Simplesmente’ nas prateleiras de todos os estabelecimentos de Descalvado.
Logo do Facebook Deixe seu comentário