Secretaria de Assistência Social conclui a 2º edição do curso de ‘Cuidadores de Idosos’

Secretaria de Assistência Social conclui a 2º edição do curso de ‘Cuidadores de Idosos’

Webmaster 04/10/2018 - 13:00
Projeto realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso formou quase 50 pessoas no sábado, dia 29.




A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizou no último sábado dia 29 de setembro, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso [CMI], a formatura de 49 pessoas que se inscreveram na segunda edição do ‘Curso de Cuidadores Informais de Idosos’. Este curso teve início no dia 4 de agosto e se estendeu até o último sábado do mês de setembro. Todos os encontros foram realizados no Centro de Convivência do Idoso "Dª Pina Sapienza", localizado no Bairro Santa Cruz, que recentemente foi equipado com a aquisição de cortinas, armário, mesas, cadeiras, geladeira e fogão, dentre outros equipamentos.

A segunda edição do ‘Curso de Cuidadores’, contou com a participação e o empenho de palestrantes que se disponibilizaram para proporcionar um curso de qualidade, de forma teórica e prática, capacitando os alunos nos seguintes aspectos: cuidados com os pacientes acamados ou não, prevenção de quedas atuando em urgências e emergências, alimentação e dieta para envelhecer bem e com saúde, atividades físicas para idosos, cuidados relativos à higiene pessoal e bucal, à farmacoterapia. Deu-se ainda o conhecimento dos aspectos psicológicos, dos espirituais e dos transtornos mentais e sobrecarga nos cuidadores de idosos.

“Assim como ocorreu no ano passado, os profissionais que participaram da capacitação foram voluntários, participando e colaborando com seu conhecimento específico em cada uma das áreas de atuação”, destacou a Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Descalvado, Flávia Teresa Moreira dos Santos.

“O trabalho não é fácil, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo, e que todas essas sementes que estamos plantando estarão gerando frutos imensamente gratificantes. Estamos ofertando ao munícipe descalvadense a oportunidade de estar se capacitando para o cuidado de um idoso em sua família ou também contribuindo para a geração de renda para uma profissão tão escassa no mercado de trabalho”, disse a Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini.

A administração do prefeito Becão e Luiz Carlos tem adotado políticas públicas para o cuidado com os idosos, a fim de favorecer a longevidade. Porém, também entende que é preciso dar atenção ao envelhecimento em sua plenitude. Capacitar cuidadores de idosos pode evitar um problema social nesta parcela da população que já vem fragilizada pelas injustiças sociais.

Por fim, a administração também agradece de forma especial a todos os voluntários que contribuíram para a realização deste curso, evidenciando-os como um exemplo a ser seguido pela população, a fim de que possamos construir uma cidade melhor.
Logo do Facebook Deixe seu comentário