Descalvado, 16 de Dezembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Secretaria de Assistência Social conclui a 2º edição do curso de ‘Cuidadores de Idosos’

04/10/2018

Projeto realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso formou quase 50 pessoas no sábado, dia 29.




A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizou no último sábado dia 29 de setembro, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso [CMI], a formatura de 49 pessoas que se inscreveram na segunda edição do ‘Curso de Cuidadores Informais de Idosos’. Este curso teve início no dia 4 de agosto e se estendeu até o último sábado do mês de setembro. Todos os encontros foram realizados no Centro de Convivência do Idoso "Dª Pina Sapienza", localizado no Bairro Santa Cruz, que recentemente foi equipado com a aquisição de cortinas, armário, mesas, cadeiras, geladeira e fogão, dentre outros equipamentos.

A segunda edição do ‘Curso de Cuidadores’, contou com a participação e o empenho de palestrantes que se disponibilizaram para proporcionar um curso de qualidade, de forma teórica e prática, capacitando os alunos nos seguintes aspectos: cuidados com os pacientes acamados ou não, prevenção de quedas atuando em urgências e emergências, alimentação e dieta para envelhecer bem e com saúde, atividades físicas para idosos, cuidados relativos à higiene pessoal e bucal, à farmacoterapia. Deu-se ainda o conhecimento dos aspectos psicológicos, dos espirituais e dos transtornos mentais e sobrecarga nos cuidadores de idosos.

“Assim como ocorreu no ano passado, os profissionais que participaram da capacitação foram voluntários, participando e colaborando com seu conhecimento específico em cada uma das áreas de atuação”, destacou a Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Descalvado, Flávia Teresa Moreira dos Santos.

“O trabalho não é fácil, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo, e que todas essas sementes que estamos plantando estarão gerando frutos imensamente gratificantes. Estamos ofertando ao munícipe descalvadense a oportunidade de estar se capacitando para o cuidado de um idoso em sua família ou também contribuindo para a geração de renda para uma profissão tão escassa no mercado de trabalho”, disse a Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini.

A administração do prefeito Becão e Luiz Carlos tem adotado políticas públicas para o cuidado com os idosos, a fim de favorecer a longevidade. Porém, também entende que é preciso dar atenção ao envelhecimento em sua plenitude. Capacitar cuidadores de idosos pode evitar um problema social nesta parcela da população que já vem fragilizada pelas injustiças sociais.

Por fim, a administração também agradece de forma especial a todos os voluntários que contribuíram para a realização deste curso, evidenciando-os como um exemplo a ser seguido pela população, a fim de que possamos construir uma cidade melhor.




Voltar


Secretaria de Assistência Social conclui a


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados