Descalvado recebe a visita da 3ª delegação chinesa

Descalvado recebe a visita da 3ª delegação chinesa

Webmaster 13/10/2018 - 13:55
Pesquisadores e investidores do setor extrativista foram recepcionados pelo vice-prefeito Luiz Carlos Viana, que apresentou aos visitantes os potenciais minerais do município.

Nesta terça-feira [9], a cidade de Descalvado recebeu a visita de uma terceira delegação chinesa, composta desta vez por pesquisadores e investidores do setor extrativista mineral. Os visitantes vieram diretamente da província de Hubei, localizada na região central da República Popular da China, e foram recepcionados por uma comitiva descalvadense composta pelo vice-prefeito Luiz Carlos Viana, pelo Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, pelo Secretário de Educação e Cultura, prof. Marco A. Pratta, pelo Secretário de Administração, Diego da Global, Diretor de Gabinete, Rodrigo Alexandre de Oliveira, bem como de representantes de instituições bancárias, da Associação Comercial e Industrial [ACID] e de empresários.

A recepção aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, e contou com palestras do Assessor de Comunicação da Prefeitura, Mário Zambelli, do Secretário Valdecir Marcolino, e do Engº. de Materiais e pesquisador, Professor José Vitório Emiliano, que também é o Presidente do grupo de estudos de desenvolvido local recentemente instituído e que é composto por representantes dos poderes públicos, de entidades de classe, empresários e membros da sociedade civil.

O trabalho de captação e agendamento de visitas de delegações chinesas em busca de parcerias e investimentos para impulsionar o desenvolvimento de Descalvado, foi iniciado no em janeiro deste ano por Luiz Carlos, que estreitou relações com a Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil e China [CHIBRAIEC], em São Paulo.

Fundada no ano 2000 e com sedes na capital paulista e em Beijing, a Chibraiec é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estreitar as distâncias linguísticas, geográficas e culturais entre as diversas regiões do Brasil e da China. Desde sua fundação, a associação tem sido uma importante ponte para o desenvolvimento da cooperação sino-brasileira, contando com o apoio da comunidade empresarial chinesa, dos meios diplomáticos e dos agentes públicos brasileiros envolvidos com o desenvolvimento econômico regional. O resultado desse trabalho já vem apresentando importantes resultados, e a expectativa é de que o município de Descalvado também seja beneficiado com a recepção das delegações chinesas.

A China tem buscado estreitar suas relações com o Brasil e com outras nações em busca de mercados e parceiros para sustentar a demanda de sua população. O trabalho das delegações chinesas consiste em buscar e analisar os potenciais econômicos entre os dois países, abrindo as portas para novos mercados e para novos investimentos. Os resultados das análises dos dados obtidos pelas delegações podem representar uma abertura para o mercado chinês através da exportação de materiais de valor agregado, apoiadas em grande parte por commodities. Outro fator importante é que, também baseadas na análise e nos resultados, são esboçadas algumas implicações para pesquisas futuras.

POTENCIAL MINERAL – Nesta terceira visita a Descalvado, a nova delegação de chineses veio de olho nos potenciais minerais do município de Descalvado. A visita teve início com uma apresentação completa do município, trazendo dados importantes como a excelente localização geográfica, a estrutura logística [incluindo a ótima malha rodoviária que serve a cidade e toda a região e a sua proximidade com grandes centros e aeroportos], a abundância de recursos hídricos, a forte identidade com diversos setores do agronegócio, e é claro, as reservas e potenciais para o extrativismo mineral.

Com a colaboração das principais empresas do setor de extração de areias estabelecidas em Descalvado, a equipe da Prefeitura apresentou as matérias-primas produzidas no município, destacando a excelente qualidade desses produtos, sobretudo aquelas destinadas aos setores petrolífero, vidreiro, de fundição e construção civil.

Outro foco da apresentação e das visitas baseou-se nas grandes reservas de basalto encontradas pelo território descalvadense. Atualmente, o basalto possui aplicações na produção de fibra basáltica, que vão desde a confecção de material têxtil à prova de fogo [empregue na tecnologia aeroespacial e na indústria automobilística] a material compósito usado para a produção de tripés de todo tipo, dada a sua elevada resistência e leveza, bem como na utilização pela construção civil e pela agricultura.

Além de assistirem atentos as palestras, os visitantes chineses também tiveram a oportunidade de visitar empresas e locais onde ocorrem a extração de areia e rocha, bem como puderam conhecer parte da estrutura e organização urbana do município de Descalvado. Atentos em cada detalhe, os representantes do país asiático aproveitaram para fazer inúmeras perguntas a respeito de como são estabelecidos o apoio e o incentivo do poder público municipal para novos investimentos, sobre a legislação tributária, obtenção de licenças ambientais e o processo de exportação de matérias-primas e produtos industrializados.

Ao final, a comitiva descalvadense recebeu - de forma oficial -, o convite para uma visita à província de Hubei, na China, com intuito de estreitar as relações entre os dois países, e de fortalecer essa que promete ser o início de uma nova e importante parceria econômica e cultural.

SOBRE A PROVÍNCIA DE HUBEI - Hubei é uma província da República Popular da China, localizada na região central do país. O nome da província significa “norte do lago”, referindo-se à sua posição ao norte do Lago Dongting. A capital da província é Wuhan, que é uma importante via de transporte e constitui, por isso, um centro político, cultural e econômico da China Central.

A província possui em seu território as Zonas de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico desde os anos 90 [inclusive em sua capital, Wuhan, há diversas unidades dessas zonas industriais], graças à aprovação do governo local. As três maiores indústrias da região são especializadas em produção de tecidos, petróleo e produtos químicos. Esses setores, juntos, são responsáveis por 90% da produção econômica total da província.

Há indústrias especializadas nos setores de telecomunicações, internet, biotecnologia, farmácia, processamento alimentício, produtos pesados, softwares, dentre outros. Com essas zonas, Hubei ainda conta com uma unidade especializada em exportação, representando um fator que propicia o crescimento econômico chinês por conta de exportações de produtos industrializados. Hubei é, assim, o coração econômico da China.

A província de Hubei também possui um parque industrial poderoso, que permite a sua integração e a mobilidade dentro do território chinês.
Logo do Facebook Deixe seu comentário