Secretaria de Educação e Cultura promove o “X Simpósio de Educação”

Secretaria de Educação e Cultura promove o “X Simpósio de Educação”

Webmaster 20/10/2018 - 10:41
No último dia 11, a Secretaria de Educação e Cultura realizou o ‘X Simpósio de Educação e Cultura Profª Zilah Hildebrand de Lima Mussolini’, oportunidade especial onde a rede de ensino de Descalvado proporciona um momento de reflexão, diálogo e confraternização, sempre com alusão ao Dia do Professor. O evento contou com a presença de mais de 280 professores da rede municipal que assistiram a duas palestras ao longo do dia envolvendo temas bastante pertinentes à realidade e necessidade.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, que enalteceu e agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da educação do município, ‘cuja atuação se reveste de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e social das nossas crianças e jovens’, reforçando que a Administração Becão e Luiz Carlos ‘tem feito um grande esforço para oferecer todas as condições para que os professores possam cumprir o seu papel de bem educar, de bem instruir e de bem informar as nossas crianças, ressaltando, sobretudo, o compromisso de valorizar cada vez mais os professores e demais servidores, finalizando que não há desenvolvimento possível sem educação de qualidade e não há educação de qualidade sem trabalhadores valorizados. É através da Educação que podemos transformar a realidade’, destacou.

No período da manhã, a Profª Drª Elenira Aparecida Cassola ministrou a palestra “A Base Nacional Comum Curricular [BNCC] e as mudanças no ensino: construindo conhecimentos a partir de habilidades e competências”. A palestrante abordou pontos fundamentais da BNCC, aprovada recentemente, o que certamente norteará o trabalho da rede municipal considerando que o documento não é currículo, mas sim conjunto de referências para a aprendizagem e adequação dos currículos.

À tarde, o evento contou com a presença do psicólogo Guilherme Davoli, que discorreu sobre o tema “O Educador e o educando do século XXI”. Também houve um momento de interação com o Professor Especialista Márcio Bernardes, atuante na área de Educação Física, que consolidou as atividades com o teor voltado ao eixo ‘Explorando movimentos – Direitos de Aprendizagem’.

O Secretário de Educação e Cultura, Profº Drº Marco Antônio Pratta, parabenizou todos os professores e teceu sinceros agradecimentos sobre a qualidade de ensino que o município vem alcançando, citando inclusive o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. “A melhoria gradativa dos indicadores da qualidade de ensino é um projeto coletivo, que não ocorre de um momento para outro, sendo o resultado das políticas públicas aliadas a um trabalho sério e constante, rotineiro e permanente. Ainda precisamos melhorar muito, sem dúvida, mas também é o momento de comemorar”, colocou o Secretário.
Logo do Facebook Deixe seu comentário