Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Sinal de alerta! Controle de Vetores registra aumento no número de criadouros do mosquito da dengue

20/10/2018

Um levantamento do índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado por meio da equipe de Controle de Vetores, acendeu o sinal de alerta no município para a possibilidade do aumento de casos de dengue no período chuvoso.

O Levantamento Rápido de Índice par Aedes aegypti [LIRAa] – técnica estatística adotada pelo serviço de combate a dengue para identificar os níveis de infestação do mosquito em determinado local –, realizado entre os dias 1 e 5 de outubro, apontou um resultado de 3,9%, índice que representa o dobro do penúltimo levantamento [que foi de 1,8%], realizado em julho deste ano. De acordo com a equipe de controle de vetores, este número inspira cuidados, conforme preconiza o Programa Nacional de Combate a Dengue. Quando o índice fica acima de 4%, há risco de surto da doença.

De acordo com Chefe do Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini, no último levantamento foram visitados um total de 560 imóveis, sendo encontrados 24 criadouros com larvas [22 deles com resultado positivo], resultando em um índice de 3,9%.

Dentre os locais onde foram encontrados mais focos do mosquito estão bromélias, vasos de plantas na água, lonas, pratos de vasos e piscinas. A região central foi a que mais apresentou criadouros [6 no total], seguido do Bairro Santa Cruz das Almas [5], Novo Jardim Belém [3], Santa Cruz [2], Recanto dos Ipês II [2], Vila Franco [2], Morada do Sol [1] e Jardim do Lago [1].

O LIRAa busca reconhecer a real situação do município e oportuniza aos profissionais e gestores da saúde a tomarem as providencias a partir dos resultados obtidos, possibilitando dessa forma uma intervenção qualitativa em todos os níveis da atenção a saúde, principalmente na prevenção e também a assistência a possíveis pacientes.

A partir das informações do LIRAa, a Secretaria de Saúde deverá intensificar todas as providencias técnicas cabíveis para a elaboração de um plano que prevê, além do combate ao mosquito e à doenças, ações de informação, conscientização e educação para prevenir casos e a proliferação do mosquito.

Para o prefeito Becão, o combate à dengue necessita do apoio de todos. “É preciso que a população também faça sua parte no combate à dengue, lembrando que estamos entrando em mais um período chuvoso e os casos da doença tendem a aumentar”, concluiu.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados