Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas realiza 10ª reunião do ano

Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas realiza 10ª reunião do ano

Webmaster 26/10/2018 - 22:17
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última terça-feira [23], a 10ª reunião do ano do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas. Profissionais da saúde e servidores municipais de outras pastas - que também integram o comitê -, bem como representantes da sociedade civil e da Polícia Militar, reuniram-se para discutir as ações para lidar com a real ameaça das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti [Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Febre Amarela].

Dentre os assuntos debatidos no encontro, foi apresentado um balanço com os números de notificações de dengue e de chikungunya no município desde o início do ano. De acordo com os dados, em 2018 foram 50 notificações para dengue, sendo 43 negativos, 4 positivos e outros 3 ainda aguardando resultado.

Para chikungunya, o balanço apontou para um total de 7 notificações, sendo 5 resultados negativos, 1 aguardando resultado e apenas 1 positivo.

Também foi informado que todo o planejamento de ações de combate e enfrentamento de arboviroses urbanas para o ano de 2019 já foi encaminhado à Superintendência de Controle de Endemias [SUCEN].

PREOCUPAÇÃO DA EQUIPE DE CONTROLE DE VETORES – Outra pauta da reunião foi a preocupação da equipe de Controle de Vetores, que recentemente divulgou os números do Levantamento Rápido de Índice par Aedes aegypti [LIRAa] – técnica estatística adotada pelo serviço de combate a dengue para identificar os níveis de infestação do mosquito em determinado local. De acordo com os números apresentados, no levantamento realizado entre os dias 1 e 5 de outubro, foi apontado um resultado de 3,9%, índice que representa o dobro do penúltimo levantamento realizado.

De acordo com a equipe de controle de vetores, este número inspira cuidados, conforme preconiza o Programa Nacional de Combate a Dengue. Quando o índice fica acima de 4%, há risco de surto da doença.

Logo do Facebook Deixe seu comentário