Descalvado, 18 de Dezembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Cresce o número de furtos e vandalismo em placas de sinalização viária

07/11/2018

Placas e material de sinalização viária de trânsito tem sido alvo de furtos e atos de vandalismo. A informação é do Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Descalvado, e chama a atenção para um problema frequentemente registrado contra dispositivos instalados em vias e logradouros públicos.

Segundo a equipe do setor de trânsito, no último fim de semana, possivelmente por vandalismo, houve o registro de inversão de placas de sinalização fixadas em postes de iluminação pública e uma grande quantidade de postinhos de madeiras quebrados ou arrancados. As ocorrências foram registradas durante as madrugadas dos dias 2, 3 e 4 de novembro, principalmente na Rua Conselheiro Antônio Prado [no trecho entre a Cel. Manoel Leme e Siqueira Campos] e na Rua Ângelo Paganoto, na Vila Melki.

Ainda de acordo com o departamento municipal, quase toda semana são constatados furtos de placas, pichações, depredações de postes e de placas, além de trocas de lugar e outras ações que prejudicam ou suprimem a sinalização original, com grave risco de provocar acidentes.

De acordo com o responsável pelo setor de trânsito em Descalvado, o servidor Vagner Augusto, a reposição do material acaba onerando financeiramente o município. “As placas custam caro e quem acaba pagando esta conta é o munícipe. Por isso, quando alguém avistar vândalos danificando ou furtando placas, comunique imediatamente a Polícia Militar, a fim de que sejam tomadas as providências. A população de bem e trabalhadora de nossa cidade, não pode continuar pagando pelos atos desses criminosos”, ressalta.

A pessoa que for flagrada em qualquer prática que gere dano à sinalização de regulamentação do sistema viário do município pode até ser presa, dentre outros crimes, por dano ao patrimônio público, que estabelece pena de seis meses a três anos de detenção e multa, segundo o Código Penal Brasileiro. Quem adquirir, receber, transportar cones, cavaletes, placas ou postes – que forem objetos de furto – será denunciado por crime de receptação.

Além das consequências criminais, a legislação municipal e o Código Civil Brasileiro preveem ainda a indenização ao município pelo dano causado e a terceiros por eventuais prejuízos em decorrência das ações de vandalismo.

Investigações em andamento - vale destacar que os casos constatados neste último final de semana estarão sendo encaminhados à Polícia Civil. Já existem, inclusive, investigações em andamento, a fim de responsabilizar criminalmente os autores.




Voltar


Cresce o número de furtos e vandalismo em placas de sinalização viária


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados